Para abrir a semana do dia internacional da mulher, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta segunda-feira (7) a atual presidente da Adepol MS e delegada da Defurv, Drª Aline Gonçalves Sinnott. Com mais de 15 anos de carreira na Polícia Civil e uma extensa trajetória no interior do estado, Aline afirma que apesar de ter vários diretores na área da segurança pública, ainda são poucas as delegadas.
“É um caminho longo a ser percorrido ainda, eu sou a segunda presidente da Adepol. Usando o meu exemplo, eu era titular da Delegacia de Furtos e Roubos e era uma das últimas delegadas na linha de frente dessas delegacias operacionais”
Tendo o fortalecimento da classe e o asseguramento das prerrogativas dentre os seus principais projetos de gestão, Sinnott afirma que a estruturação não pode ser só salarial, mas sim também estar atrelada à integralidade do serviço policial.
“Notamos um investimento sobremaneira que nunca tínhamos visto seja na questão de viaturas e de armamento. Estamos sempre na luta por melhores condições, pois é um serviço árduo que precisa do reconhecimento do Estado. Temos de ter o fortalecimento não só salarial, mas do ser na sua integralidade”, diz
A delegada também reiterou o quanto o trabalho dos policiais é uma caminhada árdua e necessita de amparo emocional e jurídico. Segundo ela, a classe exerce uma atividade diferenciada para a sociedade e lida diariamente com o sofrimento e situações delicadas da população.
“Nós lidamos com choros, ranger de dentes e as lágrimas do dia a dia e temos de estar inteiros como seres humanos, profissionais e estar à frente de situações muito delicadas. Ninguém entra numa delegacia, seja da Capital ou do interior, para te entregar rosas”, destaca. Aline Sinnott ingressou na Polícia Civil no ano de 2006 e logo assumiu a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) do município de Naviraí (MS), onde ficou até o ano de 2009.
Ainda no mesmo ano foi lotada na Corregedoria de Trânsito, onde pôde operacionalizar a unidade à época, sendo realizadas diversas ações. A partir de então, ficou alguns meses na DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) e, em seguida, na DEAIJ (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), onde ficou por vários anos até ser transferida para a Defurv.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.