Feira de Vinhos COMPER Itanhanga
COTIDIANO

Tecnologia em alta: Especialistas falam sobre avanço e desafios da Inteligência Artificial

1 setembro 2023 - 10h20 Por Thaís Matos

O Giro Estadual de Notícias recebeu nesta sexta-feira (01) o diretor de operações da Digix, Kléber Teixeira e o International Growth Manager da Wizard, Jason Medina, para debater sobre um tema bem comentado nos últimos anos: Inteligência Artificial (IA).

A cada dia que passa, a tecnologia se torna mais presente no cotidiano das pessoas. Ela é capaz de transformar, criar e facilitar a nossa realidade. “É uma nova era porque está no nosso dia a dia. Você vai pra um lugar com o Maps ou o Waze, você usa o aplicativo de para facilitar seu trajeto no trânsito ou até mesmo em casa. A dona de casa querendo fazer uma receita nova, pergunta para o Google e aí a inteligência vai trazer uma receita ali, prontinha para se fazer o almoço do dia, por exemplo”, explica.

Mas o que é a Inteligência Artificial? - Os especialistas explicam. “Eu acho que a explicação mais fácil para eu poder falar é simplesmente uma assistência que a tecnologia dá para você. E muita gente tem medo de utilizar. Ela chegou aqui para complementar nosso conhecimento e nossas habilidades”, detalha Jason

Na empresa Digix, a ferramenta tem sido usada como aliada

Na empresa Digix, a ferramenta tem sido usada como aliada. “De fato, trabalhamos como um aliado mesmo. A gente treina modelos computacionais para que eles se aproximem, não façam totalmente, como a inteligência humana. Ela chegou aqui para nos ajudar e não para nos passar. Temos usado a ferramenta para gerar impactos na sociedade”. 

Avanços - Sobre os avanços da tecnologia, os especialistas citam alguns exemplos. “Na Estônia, por exemplo, tudo ficou mais rápido. 20 anos atrás tudo era mais devagar. Por isso estamos no Brasil, para implementar nossa tecnologia, para trabalhar mais rápido, ser mais eficiente”, afirmou Jason. 

Em meio a tantas qualidades, também há obstáculos envolvidos na tecnologia. Para o especialista, o maior medo é de que a ferramenta possa substituir o trabalho humano. “Uma IA nunca vai fazer o que sinto ou o que penso. O principal desafio é uma abertura maior para a gente convencer a todo mundo, a entender que uma inteligência pode fazer o trabalho de análise mais ágil. Eu demoro uma semana para fazer uma análise de vários documentos. Uma IA pode fazer isso em dois, três, quatro, cinco minutos ”. 

Desafios - Na Estônia, Jason relata que uma das questões mais preocupantes em relação ao tema é a segurança. “Grandes empresas têm se preocupado com isso. E quando liberou o ChatGPT  para todo mundo? Para ter acesso, compartilhar e ficar brincando com essa inteligência. E isso está preocupando muito as empresas para que esses aspectos dos meus arquivos que eu estou fazendo, esses contextos aqui estão disponíveis. Então ainda é um desafio, tá? Temos projetos de lei para que isso avance”. 

Ainda em relação a segurança, a mesma inteligência que pode facilitar as nossas vidas, também pode acabar nos prejudicando. “As pessoas estão utilizando isso para se passar por outras pessoas, como filhos pedindo dinheiro. A inteligência consegue modificar a voz”. 

Inovação - A Digix é responsável por apresentar soluções que ajudam a desburocratizar o governo, como um assistente. Uma das grandes inovações que a IA tem ajudado é no atendimento à população. “Você imagina que alguém está precisando de um serviço público, a nossa IA consegue ler todo esse relato da pessoa que o servidor está ajudando e classificar isso de forma que o órgão possa tomar medidas depois, seja com um fornecedor ou com prestador de serviço, de uma forma muito mais assertiva”, finaliza. 

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS