segov dengue
MEIO AMBIENTE

'Sustentabilidade é uma vantagem econômica', diz diretor da Fiems sobre futuro da indústria em MS

19 maio 2025 - 14h00 Por Da Redação

Na manhã desta segunda-feira (19), durante participação no programa Giro Estadual de Notícias, o diretor de sustentabilidade da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Robson Del Casale, defendeu a integração da agenda ambiental com a estratégia industrial do estado. Segundo ele, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma pauta ambiental para se consolidar como um motor de crescimento econômico e competitividade.

“Historicamente, o setor industrial e a Fiems sempre estiveram engajados em diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento e à produção sustentáveis. O que estamos fazendo agora é organizar essas ações de forma estratégica”, afirmou Del Casale. A proposta é reunir diferentes projetos sob uma visão estruturada, aliando produção com menor impacto ambiental às diretrizes de ESG (ambiental, social e governança), ao mesmo tempo em que se amplia a competitividade dos produtos fabricados no Estado.

Transição verde é desafiadora, mas inevitável - Questionado sobre os desafios da transição verde na indústria local, o diretor reconheceu a complexidade do tema, especialmente em um cenário onde 95% das indústrias de Mato Grosso do Sul são micro e pequenas empresas. Apesar disso, ele destacou o avanço do setor, impulsionado pela atenção crescente do governo estadual às pautas sustentáveis.

Diretor de sustentabilidade da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Robson Del Casale

“O desenvolvimento verde ainda representa um desafio, mas é necessário mostrar aos empresários que sustentabilidade também é uma pauta econômica. Adotar práticas sustentáveis significa ganhar competitividade”, afirmou. Entre as ações práticas defendidas, estão a transição energética para fontes limpas, como a energia solar fotovoltaica, e a substituição de combustíveis fósseis por opções menos poluentes, como o etanol produzido no próprio Estado.

Na avaliação de Del Casale, o sucesso da agenda sustentável depende de um trabalho constante de aproximação com os industriais. “Temos realizado diversas visitas às indústrias. As equipes da Fiems estão indo a campo, produzindo conteúdos, materiais e mantendo diálogo com os sindicatos industriais”, relatou.

Esse esforço vem resultando na elaboração de diagnósticos e inventários relacionados às práticas ESG, que permitem traçar estratégias específicas de mitigação de emissões, descarbonização e uso de energia limpa. “Além de reduzir custos, essas ações aumentam a competitividade. Estamos conscientizando os empresários sobre essa oportunidade”, explicou.

A preservação ambiental também ganha destaque nesse processo, principalmente pela posição estratégica do Mato Grosso do Sul, que abriga cerca de 67% do Pantanal. “Produzir de forma sustentável, nesse contexto, ganha ainda mais significado”, disse.

Ao falar sobre a agroindústria, Del Casale ressaltou que os grandes investimentos que vêm sendo feitos no Estado já incorporam critérios rigorosos de sustentabilidade. “Mato Grosso do Sul é o estado que mais tem recebido investimentos no país, e essas empresas já chegam com essa consciência”, disse.

A integração entre agropecuária e indústria foi apontada como uma das grandes fortalezas da economia estadual. “A partir do momento em que o produto agropecuário entra num processo produtivo, ele se transforma em indústria. Um setor não existe sem o outro”, explicou. Essa sinergia tem contribuído para consolidar o Estado como polo agroindustrial com reconhecimento internacional.

Fórum LEAD COP 30 em Bonito: protagonismo regional no debate global - Encerrando a entrevista, Del Casale destacou a realização do Fórum LEAD COP 30, marcado para o próximo dia 30 de maio, em Bonito. O evento, promovido pela Fiems em parceria com o Governo do Estado e o Grupo LIDE, pretende antecipar discussões que estarão em pauta na COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

“Vamos tratar de temas como a preservação do Pantanal, produção sustentável, transição energética e segurança alimentar. Teremos a presença de grandes nomes da sustentabilidade e do setor empresarial”, destacou.

Del Casale vê no evento uma oportunidade estratégica para o Estado: “Estamos vivendo um momento único. As indústrias do Mato Grosso do Sul têm uma chance histórica de participar desse debate e propor marcos para políticas públicas e práticas empresariais voltadas à produção sustentável e economicamente viável”.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS