Profissionais da enfermagem fazem protestos em Mato Grosso do Sul e outras regiões do País contra a suspensão do pagamento do novo piso salarial da categoria. Atendendo a um pedido da associação de estabelecimentos médicos, que alega falta de recursos, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, prorrogou para novembro o cumprimento da lei.
Para falar sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu o presidente licenciado da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de MS e candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Ivandro Fonseca, afirma que os hospitais estão discutindo em torno da inconstitucionalidade de lei. “É importante ressaltarmos que para uma lei ser aprovada no Senado e na Câmara, ela tem que seguir todo um rito processual. Não existe a aprovação de uma lei sem a obediência do rito que deve ser seguido. Nós da confederação discutimos amplamente com os presidentes o piso salarial da enfermagem”, afirma.
O candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Ivandro Fonseca
Desde o início do mês, no entanto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, negocia com o governo fontes de recursos para bancar o piso. Entre as propostas, estão impostos arrecadados com a atualização patrimonial e a repatriação de bens no exterior. Rodrigo Pacheco ressaltou que uma das soluções mais rápidas é o remanejamento de verbas do Orçamento.
“A enfermagem em MS é de suma importância para garantir assistência aos pacientes. Nós das Santas Casas não podemos ficar contra a manifestação dessa iniciativa. O posicionamento dos hospitais filantrópicos, foi levar essa discussão aonde foi realizado uma assembléia na Capital, com todos os diretores-presidentes das Santas Casas de MS”, destaca
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS