O Subprocurador-chefe da Fazenda Nacional em Mato Grosso do Sul (MS), Flávio Garcia Cabral, lança o livro “O conteúdo jurídico da eficiência administrativa”, com o objetivo de auxiliar a produção científica de advogados, professores e demais profissionais da área do direito público no MS.
Para Flávio a eficiência passa pela fase do planejamento sendo essencial para uma boa conduta da administração pública. “Grande parte dos problemas das licitações é a falta de planejamento prévio. Um planejamento bem feito e que muitas vezes pode ser demorado poupa gastos imensos no futuro. O planejamento é um dos grandes nortes da administração pública”, afirma.
Um dos principais trunfos de uma boa administração pública é a equipe do gestor. De acordo com Flávio, a pessoa pode ser brilhante e ter boas intenções, mas se este não tiver um bom assessoramento e uma equipe que saiba auxiliá-lo ao atender as demandas, dificilmente irá conseguir um bom andamento com o seu projeto.
Com as eleições municipais no ano que vem, o Subprocurador informa que o livro é fundamental para os gestores ou para as pessoas que estão analisando quem irão os representar nos próximos anos. “Não conseguimos tomar uma decisão que se julgue acertada quando estamos tendo uma decisão no escuro. Quando não sabemos enquanto eleitor quais os planos de governo do candidato ou quem é a sua possível equipe. E para o gestor, retrata sobre os desafios do que é uma máquina pública, quais os limites orçamentários, qual é o papel no Órgão de Controle. Ou seja, o livro é necessário ter informação e conhecimento para todos atuarem da melhor forma possível”, explica.