Você sabe o que é uma startup? Certamente você já ouviu esta palavra por aí. A startup é uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível. Uma startup é uma empresa recém-criada ainda em fase de desenvolvimento que é normalmente de base tecnológica. No Estado o Living Lab do Sebrae MS é o laboratório destas empresas, e está com com inscrições abertas para quem deseja criar uma startup. Para isso lançou o Five Weeks, um programa de Aceleração inicial que começa dia 20 de janeiro. Durante cinco semanas o empreendedor e sua equipe receberão mentorias com profissionais do ecossistema empreendedor e de áreas estratégicas, especialistas, mentores e equipe do Living Lab MS que os ajudarão a estruturar e testar a ideia de negócio para ingressar no mercado. O assunto foi tema da entrevista da analista do Sebrae Patricia Pereira, que esteve nesta terça-feira (14) no programa Giro Estadual de Notícias.
Ela explicou que, além do programa para quem quer iniciar neste mercado, existe outro gratuito de aceleração de startups, chamado Early Stage Results 2020, do Living Lab MS, projeto colaborativo iniciado pelo Sebrae. As inscrições para este vão até o dia 24. O edital seleciona novos empreendimentos com base tecnológica, que visam o desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores com potencial de crescimento. Serão selecionadas até 12 propostas para o programa, que tem duração de seis a oito meses. A iniciativa visa projetos em nível intermediário e conta com o apoio de mentores de nível estadual e nacional, com o objetivo de auxiliar empresas a se alavancarem no mercado, para aprenderem sobre modelagem de negócios, liderança, vendas, investimento e oportunizar conexões e network com empresas e profissionais.
"Nossa expectativa é bem alta nesta segunda edição do programa", destaca a analista lembrando que o Living Lab já tem três anos. "É uma iniciativa nova e a gente tem o espaço onde trabalha com estas idéias de negócio, desde a ideação. Se tem uma idéia, quer resolver um problema, esta pessoa pode buscar o Living Lab para trabalhar isto, melhorar a proposta e poder escalar", salientou.
Startup- Patricia explicou ainda o que direrencia a startup de uma empresa tradicional. "Ela começa pelo perfil do empreendedor, que normalmente é mais arrojado e destemido na maneira de trabalhar. Mas o essencial de uma startup é que o crescimento dela não é proporcional ao seu tamanho em estrutura. Não preciso fazer o mesmo investimento que em uma empresa comum. A startup consegue crescer pelo meio digital uma base tecnológica algum site, dentro do mundo digital. É a maneira mais fácil para que a gente possa escalar", enfatizou a analista.
Outro aspecto citado por ela é que a startup pode ter vários sócios em cidades diferentes, ter investidores. "Tem que ter uma base e uma trilha de conhecimento. No final do programa quando a startrup esta preparada a gente faz modulo de investimento, prepara ela para trabalhar com este mercado para investimento ou para se vender".
Confira mais sobre o assunto na entrevista.