No programa Giro Estadual de Notícias desta terça-feira (04), a entrevistada e pré-candidata à presidência da OAB/MS, Giselle Marques, falou sobre suas propostas e candidatura e pontua algumas questões referente a atual conjuntura dos advogados. "Somos a renovação na OAB-MS, pois não estamos ligados a nenhum dos grupos que tradicionalmente se revezam no poder na Ordem", destaca.
Com uma biografia vasta na área de Direito e voltada ao meio ambiente e em defesa dos jovens advogados, a advogada coordena o movimento 'Pela OAB Que Queremos', além de destacar que pretende ser uma presidente atuante de forma renovadora, caso seja eleita. "A jovem advocacia está muito desassistida, não existe um programa de inserção desses advogados no mercado de trabalho e principalmente não existe uma fiscalização da OAB/MS em relação aos honorários mínimos, porque nós temos uma tabela, porem, não é praticada. A OAB/MS não faz nenhum tipo de trabalho de conscientização do advogado e da população para esse tema."
Em defesa da categoria de profissionais que mais cresce em números, a pré-candidata menciona que a entidade precisa ser menos omissa e passar a defender mais os defeitos dos advogados, desde a formação até às novas atualizações de tecnologias ou incentivos, como é o caso dos advogados de mais idade. "Meu compromisso com o advogado idoso é ter um serviço permanente, tanto na sede da OAB principal quanto nas salas dos fóruns, voltados a inclusão digital para auxiliar aos que não tenham acesso ou facilidade com o mundo digital, assim como bibliotecas atualizadas, disponíveis dentro e fora da OAB/MS".
Ainda sobre os projetos, Marques falou sobre a participação da mulher no mercado de trabalho da classe. Ela defende a igualdade de forma real, baseada nas próprias experiências, e pontuou dentro da atual gestão, fatores que não atribuem às questões de gênero que ela classifica como primordial na boa administração de todos. "Em 2016, ano em quem a OAB/MS intitulou como 'Ano da Mulher Advogada', as mulheres candidatas tinham doutorado e pós-doutorado, porém, não foi o suficiente para compor a Lista Sêxtupla, o que não justifica a ausência de uma mulher na composição [...] Não queremos uma paridade para fazer discurso bonito, nós queremos efetividade, com os direitos das mães advogadas garantidos", enfatizou.
Caso eleita, a advogada pretende aproximar as seccionais e apoiar os profissionais. "Nós faremos da OAB/MS a casa dos advogados de todos os municípios. Queremos acolher, dar apoio. Queremos que a entidade seja o porto seguro da advocacia", finaliza.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.