segov dengue
ECONOMIA

Sistema OCB/MS comemora 45 anos e celebra o crescimento do cooperativismo em MS

1 julho 2024 - 13h00 Por Da Redação

Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta segunda-feira (1º), o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, destacou a importância dos 45 anos da instituição, que representa o cooperativismo no Mato Grosso do Sul.

"Eu só tenho que agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de nascer no ano da celebração do 45º aniversário e de estar presidindo a nossa entidade, que é o Sistema OCB/MS", afirmou Celso. A entidade engloba a infraestrutura de representação, capacitação e treinamento, abrangendo as representações patronais e o modelo organizacional do Sescoop, o Sistema S do cooperativismo.

Celso ressaltou o papel fundamental do cooperativismo na economia brasileira, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde a atividade representa mais de 15% do PIB direto do estado, com destaque para o agronegócio e o ramo de crédito, que tem crescido extraordinariamente nos últimos anos. "O cooperativismo sul-mato-grossense continua crescendo geometricamente. Atualmente, temos mais de 730 cooperativas no estado e mais de 500 mil cooperados", destacou.

A celebração dos 45 anos da instituição coincide com a Semana do Cooperativismo, que é comemorada mundialmente e é muito forte no Brasil. "Apelidamos essa celebração de Dia C, Dia de Cooperar, que sempre ocorre no primeiro sábado de julho. Este ano será no próximo sábado, dia 6", explicou Celso. Durante essa semana, diversas atividades serão realizadas em todo o estado, incluindo um grande evento em Campo Grande com a presença de todas as cooperativas da cidade. "Estaremos ofertando e mostrando para a sociedade diversas atividades educativas e lúdicas para crianças e adultos", acrescentou.

Celso enfatizou a importância da sustentabilidade no cooperativismo, que é considerada um dos pilares da gestão de negócios. "Nós costumamos dizer que a sustentabilidade está no DNA da cooperação, do cooperativismo. Uma cooperativa só pode existir se realmente tiver sustentabilidade", afirmou. Ele destacou que a sustentabilidade no cooperativismo vai além do cuidado com o meio ambiente, incluindo a gestão financeira, a distribuição de renda e a inclusão social.

Ao falar sobre as expectativas para o futuro do cooperativismo, Celso expressou otimismo, destacando que as cooperativas têm mostrado resiliência em tempos de crise. "As cooperativas foram as que melhor conseguiram superar esses desafios. Por quê? Porque as pessoas se unem. Quando enfrentamos grandes desafios, a união das pessoas faz a diferença", disse. Ele mencionou as perspectivas de crescimento para os próximos anos, ressaltando que o Sistema OCB tem a missão de levar conhecimento para a sociedade e que a comunicação desempenha um papel crucial nesse processo.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS