aguas
CARREATA

Sindicato dos Bancários de Campo Grande pede a inclusão no grupo prioritário na vacinação

16 junho 2021 - 10h15 Por Da Redação

Nesta manhã (16) os bancários de Campo Grande realizam uma carreata para alertar sobre a importância da inclusão da categoria como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. A concentração será a partir das 8h30, na Fetems. Às 9h, os trabalhadores vão seguir em direção à Secretaria Estadual de Saúde, no Parque dos Poderes. Para falar sobre o assunto, a presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS), Neide Rodrigues, concedeu uma entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta quarta-feira.

“O sindicato realiza essa nova tentativa para imunizar os bancários. Nós já entregamos um documento para o ministro Queiroga, conversamos com o secretário Resende e o prefeito Marquinhos. Porém não estamos tendo êxito, e o número de contaminados a nível nacional é muito alto. As agências são fechadas e por isso os profissionais acabam se tornando um foco de contaminação. O documento entregue hoje contém a assinatura dos sindicatos de Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas e Campo Grande. Se somos considerados essenciais durante toda a pandemia, temos que ser prioridade na vacina também”, ressalta. 

O SEEBCG/MS já entregou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com a solicitação de inclusão da categoria bancária no PNI, na última sexta-feira (11).

 

A atividade bancária é considerada essencial através do Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, mas os bancários não foram incluídos nas prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. "O bancário presta um serviço essencial, desde o início da pandemia, nós não paramos porque a população precisa de atendimento. Se a categoria não pode parar, precisa ser vacinada o quanto antes, precisa ter prioridade", afirma.

Durante o lockdown decretado pelo Governo do Estado, os bancos permanecem abertos. Com grande fluxo de pessoas e sem circulação de ar nas agências, as unidades têm se tornado ambientes propícios para disseminação de Covid-19.

A presidente informa que em contato com a Prefeitura de Campo Grande, houve sinalização de inserir os profissionais. “A resposta que nós tivemos no primeiro contato, é que o município teria 30% para ser incluído as categorias que são consideradas prioritárias. Conversamos com o secretário municipal, que pediu que entregássemos uma lista com a quantidade de bancários na Capital. Depois dessa entrega, voltamos a conversar novamente, e a devolutiva foi que os profissionais não tinham condições de serem inseridos”, lamenta.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.