Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
05 de outubro de 2025 - 14h17
pmcg
ECONOMIA

Setor de bares e restaurantes em MS enfrenta desafio com escassez de mão de obra

3 outubro 2025 - 11h20 Por Da Redação

O setor de bares e restaurantes em Mato Grosso do Sul, um dos mais importantes para a economia e o turismo local, vive um momento desafiador: a escassez de mão de obra qualificada. De acordo com o presidente da Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), João Francisco Fornari, o problema afeta diretamente a operação dos estabelecimentos, especialmente na reta final do ano, período marcado por eventos e aumento do movimento.

“Atualmente, temos mais vagas do que profissionais disponíveis. Isso se agrava ainda mais no último trimestre do ano, quando a demanda aumenta com os festivais e festas de fim de ano”, afirma Fornari ao Giro Estadual de Notícias desta sexta-feira (3).

Segundo o presidente da Abrasel-MS, o setor tem uma função social importante: é um dos principais responsáveis pelo primeiro emprego de milhares de jovens sul-mato-grossenses. “Grande parte das pessoas começa trabalhando na cozinha ou no salão, ainda decidindo sua carreira. Muitas vezes, é aqui que elas descobrem sua vocação e seguem na área, cursando gastronomia ou se especializando em atendimento”, explica.

Segundo o presidente da Abrasel-MS, o setor tem uma função social importante: é um dos principais responsáveis pelo primeiro emprego de milhares de jovens sul-mato-grossenses

Para suprir essa carência, a entidade tem apostado em capacitações, parcerias com instituições de ensino e divulgação de modelos como o contrato intermitente — que permite a contratação legal de trabalhadores sob demanda, com todos os direitos garantidos.

Além da questão da mão de obra, outro tema que mobilizou o setor recentemente foi o risco de bebidas adulteradas. Embora não haja registro de casos em Mato Grosso do Sul, o alerta nacional, iniciado por investigações no estado de São Paulo, levou a Abrasel a promover uma capacitação inédita no dia 1º de outubro.

O treinamento, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas, foi direcionado a empresários do setor e abordou formas de identificar bebidas falsificadas, além de reforçar a importância de fornecedores confiáveis.

“Assim que surgiram os primeiros alertas em São Paulo, a Abrasel Nacional agiu rapidamente, e no dia 1º já realizamos a capacitação. Também produzimos uma cartilha para orientar os empresários, que está disponível para os nossos associados”, conta Fornari.

Além das capacitações, está prevista para o dia 22 de outubro uma força-tarefa envolvendo órgãos como o Procon, a Vigilância Sanitária, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. A ação tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos, coibir o comércio de bebidas irregulares e orientar empresários sobre os cuidados necessários.

“É preciso união entre o setor privado e o poder público. O empresário tem responsabilidade, mas o consumidor também precisa fazer sua parte, escolhendo bem onde compra e consome”, reforça o presidente da Abrasel-MS.

 

Apesar das dificuldades com mão de obra, o setor de alimentação fora do lar segue em recuperação após o impacto da pandemia. A Abrasel-MS mantém uma atuação ativa, promovendo eventos, capacitações e articulações com o poder público para garantir um ambiente mais seguro e profissionalizado.

“O cenário é desafiador, mas seguimos otimistas. A Abrasel está à disposição para apoiar os empresários e buscar soluções junto com os órgãos competentes”, conclui o presidente.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS