O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Mato Grosso do Sul chega aos 79 anos de existência neste sábado (13), reafirmando sua missão de promover o bem-estar e a transformação social por meio da qualidade de vida. Em entrevista concedida ao Giro Estadual de Notícias, o diretor regional do Sesc-MS, Victor Mello, fez um balanço das ações da instituição e adiantou projetos importantes para os próximos anos.
“O Sesc é uma instituição que nasce no pós-guerra com a missão de cuidar das pessoas, especialmente dos trabalhadores do comércio e seus dependentes, e vem ao longo dessas décadas construindo um legado de transformação social”, afirma Mello.
Hoje, o Sesc-MS conta com 17 unidades operativas distribuídas em todo o estado, número que aumentou significativamente na última década. Victor Mello explica que essa expansão tem como foco a descentralização do acesso aos serviços.
Victor Mello destaca crescimento das unidades no estado, ações de bem-estar e projetos como a revitalização do Horto Florestal, prevista para 2026
“Temos unidades em cidades como Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Dourados, Aquidauana e Bonito. E mesmo onde não temos unidades fixas, conseguimos atuar por meio de parcerias com prefeituras, empresas e entidades locais”, destacou.
Ele ainda mencionou que há previsão de novos investimentos em infraestrutura. “Já está em nosso planejamento estratégico a ampliação da unidade de Corumbá, por exemplo, para oferecer ainda mais serviços à população local”, revelou.
Atendimento integral ao trabalhador - Em meio ao cenário de desenvolvimento econômico acelerado em Mato Grosso do Sul, com novos investimentos industriais e aumento da empregabilidade, o Sesc tem desempenhado um papel estratégico ao oferecer suporte direto aos trabalhadores.
“O Sesc não está aqui apenas para oferecer cursos ou capacitação. Nossa missão é garantir que o trabalhador continue empregado, oferecendo serviços que vão desde odontologia, psicologia, massoterapia, até academias e alimentação acessível”, ressaltou Mello. “Trabalhamos para que o trabalhador tenha corpo e mente bem nutridos, evolua profissionalmente e tenha mais qualidade de vida.”
As ações também alcançam públicos específicos, como idosos. “Temos um trabalho social fantástico com pessoas acima de 60 anos. Eles participam de atividades físicas, culturais e de lazer com frequência. Isso também é transformação social”, completou.
Um dos diferenciais da atuação do Sesc em Mato Grosso do Sul é a oferta cultural acessível. Segundo o diretor, a instituição investe em programações permanentes em espaços como o Teatro Prosa, em Campo Grande.
“É uma programação semanal, perene e de muita qualidade, com grande parte das atrações oferecidas gratuitamente. Isso garante um acesso democrático à cultura”, disse.
Horto Florestal será revitalizado em parceria com a Fecomércio - Entre os novos projetos anunciados, um dos mais simbólicos é a revitalização do Horto Florestal, em Campo Grande, uma das áreas verdes mais tradicionais da capital. A ação será conduzida pela Fecomércio-MS, por meio do Sesc e do Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal.
“Assinamos recentemente o Termo de Intenção. Vamos revitalizar o espaço, manter e desenvolver uma ampla programação de atividades culturais, esportivas e de lazer. É um projeto inspirador, e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2026”, revelou Victor.
Segundo ele, a localização do Horto, ao lado da Escola Sesc Horto e do Teatro Prosa, permitirá a ampliação de atividades já existentes. “A ideia é termos um parque vivo, pulsante, com uma programação que realmente promova bem-estar à população”, afirmou.
Mello também chamou a atenção para a importância da participação da comunidade para manter as ações do Sesc ativas e sustentáveis, lembrando o episódio recente envolvendo o anúncio - depois revertido - do fechamento da unidade do Senai em Corumbá.
“Os investimentos são planejados com base na expectativa de retorno social. No caso do Senai, seriam alunos formados. No caso do Sesc, é a presença da comunidade nas atividades. Felizmente, temos tido muito sucesso, com aumento de demanda e interesse das prefeituras e da população”, reforçou.
Ao final da entrevista, Victor Mello fez um convite direto à população: “Procurem o Sesc. Sempre teremos uma programação atrativa que pode ajudar você a melhorar sua qualidade de vida.”
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS