SEBRAE
EVENTO

‘Semana S do Comércio’ transforma Campo Grande com cultura, capacitação e inovação

15 maio 2025 - 15h00 Por Da Redação

Campo Grande recebe, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), a Semana S do Comércio, uma mobilização nacional idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com realização da Fecomércio-MS. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a relação entre empresários, trabalhadores do setor e a comunidade, unindo lazer, cultura e formação profissional. A programação ocorre no Senac Hub Academy e no Sesc Teatro Prosa, das 14h às 21h, com entrada totalmente gratuita.

“Esse evento é um sonho antigo da CNC e começa a se tornar realidade agora. Ele está sendo realizado simultaneamente nas capitais do país, e Campo Grande entra no circuito com uma programação diversa, que contempla desde crianças até adultos, com foco em inovação, formação e entretenimento”, destacou João Vitor Tadano, gerente de marketing da Fecomércio-MS.

Semana S do Comércio traz capacitação, cultura e oportunidades para Campo Grande em evento gratuito de dois dias.

Segundo João Vitor, o evento foi cuidadosamente planejado para atender públicos distintos nos dois dias. A sexta-feira (16) será voltada especialmente ao empresário, com palestras e oficinas sobre mercado, inovação e negócios. Já o sábado (17) foca mais em cultura e lazer, mas sem perder o caráter educativo.

“Queremos nos aproximar da população e dos nossos fornecedores. Na sexta, focamos mais no empresário, mas a programação é aberta ao público. No sábado, teremos atrações culturais e atividades voltadas também ao trabalhador do comércio e à sua família”, explicou.

A programação da Semana S do Comércio contempla nomes de peso do cenário nacional. Na sexta-feira, o economista Samy Dana fará uma análise sobre o impacto da economia global em Mato Grosso do Sul. Também haverá palestra com Juan Pablo Boeira, especialista em inteligência artificial, que trará insights sobre o uso da IA no pequeno varejo.

“É uma programação pensada para agregar valor ao comerciante, ao jovem em busca de recolocação e também para quem deseja se atualizar. Teremos ainda uma mesa redonda sobre os impactos da Rota Bioceânica no setor comercial sul-mato-grossense”, pontuou João.

No sábado, o destaque vai para a palestra do professor Tony Ventura, que apresenta, de forma prática e acessível, como a inteligência artificial pode transformar o dia a dia do trabalhador. E para fechar o evento com alto astral, a dupla Patrícia & Adriana sobe ao palco às 19h.

Cultura e lazer com identidade regional - Além das palestras e oficinas, o público poderá aproveitar atrações culturais, food trucks e apresentações artísticas. A Orquestra Jovem do Sesc Lajeado faz a abertura oficial do evento com um repertório variado e de alta qualidade.

“Pensamos em valorizar a nossa gente. A escolha da Patrícia & Adriana para o show de encerramento não foi por acaso. Elas têm carisma e representam bem a cultura regional. Queremos que o público celebre o evento com alegria e sentimento de pertencimento”, afirmou João.

A economista Regiane Dedé de Oliveira destacou o papel da Fecomércio-MS no desenvolvimento do comércio e serviços do estado, ressaltando que Mato Grosso do Sul vem apresentando indicadores acima da média nacional, impulsionados pelo agronegócio, industrialização e urbanização.

“O setor vive um momento muito positivo. Nossa missão é apoiar o empresário com informação estratégica, por meio do Instituto de Pesquisa Fecomércio e das ações integradas do Sesc e Senac. Estamos preparados para atender as novas demandas de consumo e comportamento”, disse Regiane.

Ela destacou ainda a importância de investir na experiência do cliente como diferencial competitivo: “A experiência da compra presencial é única. Há consumidores que preferem provar, sentir o atendimento. O digital é necessário, mas o presencial complementa. O empresário precisa estar nas duas frentes, adaptando-se a essa nova realidade do mercado.”

Campo Grande, tradicionalmente conhecida como cidade de passagem para destinos como Bonito e Pantanal, começa a consolidar-se como referência em turismo de negócios, segundo Regiane.

“O turismo de negócios é nosso forte, mas há crescimento também em outras modalidades, como o turismo rural e de compras. O consumidor do interior vem à capital buscar serviços especializados, movimentando a economia”, explicou.

A Semana S do Comércio não será apenas teórica: haverá uma feira de empregos no sábado, com vagas nos setores de serviços, hotelaria e supermercados. Jovens que participarem das oficinas poderão sair do evento com certificado em mãos e até uma oportunidade de trabalho.

“É um evento pensado com carinho, em primeiro lugar para o empresário, mas que se estende à população em geral. Quem estiver no interior pode procurar o sindicato rural de sua cidade, muitos estão organizando caravanas para participar conosco”, convidou Regiane.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS