BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
COVID-19 EM MS

Secretários Municipais de Saúde discutem o início da 3ª dose de vacina contra a Covid-19

26 agosto 2021 - 11h00 Por Geliel Oliveira

Os Secretários Municipais de Saúde e o Governo do Estado discutiram na manhã de ontem (25), o início da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos e profissionais de saúde. Segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MS), o início da terceira dose deve começar ainda neste mês para idosos e profissionais de saúde, avançando de forma gradativa por faixa-etária. E para debater essa pauta o Giro Estadual de Notícias recebeu o presidente do Cosems/MS, Rogério Leite.

Segundo o presidente do conselho, todas as vacinas têm se mostrado eficazes na sua área de proteção à população e nesse momento de pandemia todos os estudos estão sendo feitos para uma maior segurança. “Estamos vendo que ela tem um período maior de ação na proteção do indivíduo e tem que ser dada a dose de reforço nesse período principalmente naquelas pessoas com faixa etária de 60 anos acima e também os trabalhadores de saúde, por estarem em contato diretamente com a possibilidade de contaminação por vírus e os idosos, em relação ao próprio sistema de defesa imunológico”.

Ainda de acordo com Leite, Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a pedir pelo avanço por faixa etária, com uma logística muito melhor e democrática, mostrando que seria mais viável o atendimento e muito mais rápido a imunização. O pleito em março decidi por conta própria dar início a esse processo em maio junto com todas as secretarias e as prefeituras.

Ao longo da pandemia, a Cosems entregou diversos peitos para a imunização de diversas faixas etárias, um deles durante a  visita do ministro ao Estado, para avançar na imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos.  “Outro pleito de 3 a 11 anos foi entregue ao ministro, pelo que foi avaliado pela Anvisa que o trabalho precisava conter mais dados para mostrar realmente a eficácia do laboratório da vacina nesse perfil etário das crianças. Nós temos alguns países que já utilizaram a CoronaVAC e nós estamos aguardando realmente novos estudos, que já estão acontecendo para que a Anvisa possa ter esse resultado em mãos e para que possa deliberar a favor das nossas crianças”, afirmou o presidente do Cosems/MS.

Quando indagado sobre o possível risco de faltar doses para os grupos prioritários, por conta da terceira dose a população, ele tranquilizou dizendo que para o levantamento todas as regiões do Mato Grosso do Sul foram superestimadas na quantidade de pessoas para determinada faixa etária.

“Toda a estimativa populacional dos 5.570 municípios do Brasil, ela foi feita com base em dados do IBGE de 2010 e também pelo cadastro no DataSUS, que é um programa de cadastro de famílias do SUS de 2020, então por exemplo, ainda há uma estimativa de 12 a 17 anos relacionada a 400 mil pessoas no Mato Grosso do Sul, comparando com outras faixas etárias, nós temos a possibilidade de estar superestimando essa total de população. Então a gente acredita que vamos ter a vacina sim pra poder fazer essa dose de reforço com a quantidade de doses remanescentes que o Ministério da Saúde tem à sua disposição até 31 de dezembro de 2021”, finaliza.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.