Em entrevista realizada nesta terça-feira (7) no Giro Estadual de Notícias do Grupo Feitosa de Comunicação, o secretário Hélio Peluffo, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), destacou a atuação na pasta neste período chuvoso em municípios de MS. Mais de 10 cidades do Estado decretaram situação de emergência nos últimos dias por causa dos estragos causados pelas chuvas deste verão.
Mais de 10 cidades do Estado decretaram situação de emergência nos últimos dias por causa dos estragos causados pelas chuvas deste verão
“Por ordem do governador Eduardo Riedel, sobrevoamos as regiões mais afetadas e estamos atuando em todas elas. Estamos em um período de safra e início das aulas e precisamos dar segurança ao tráfego nessas rodovias estaduais”, destacou. Segundo revelado pelo secretário, equipamentos e maquinários da Seilog e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) estão dando suporte às prefeituras nas ações de manutenção da malha viária estadual. Estradas vicinais de gestões municipais também recebem conservação, em casos específicos.
Peluffo ainda garantiu que após o reconhecimento dos decretos municipais pela Assembleia Legislativa, o Estado vai aportar mais ajuda. “Estamos presente em todos os locais afetados. Desde 2015 não tínhamos chuvas desse tamanho, principalmente na região Sul do Estado”, observou.
“Por ordem do governador Eduardo Riedel, sobrevoamos as regiões mais afetadas e estamos atuando em todas elas"
O secretário ainda destacou que a troca de pontes de madeira por ligações de concreto é uma atividade que será reforçada em Mato Grosso do Sul. O objetivo, segundo ele, é construir cada vez mais ligações de concreto sobre os rios e córregos do Estado. Ele também adiantou que o Estado trabalha um projeto para construir pontes de ferro, em situações emergenciais. “Quando estiver concluído, o governador vai lançar”, disse. “Essa política de substituição de pontes continuará constante em MS”, detalha.
Para Peluffo, apesar da forte a quantidade de chuva trará bons resultados para a safra. “Desde 2015 não tínhamos chuva desse tamanho. Essas chuvas prejudicam as estradas, mas temos que levar em conta que vamos ter uma safra recorde. As estradas estaduais estão bem conservadas. São muito pontuais os problemas, mas estamos auxiliando as cidades. Nós não podemos deixar de atender as cidades e justamente aí que estamos atuando. É um desafio, mas passado o mês de março, vamos colocar isso em ordem”, explica.
O secretário ainda destacou que a troca de pontes de madeira por ligações de concreto é uma atividade que será reforçada em Mato Grosso do Sul
Em relação a universalização dos asfaltos de Mato Grosso do Sul, o titular da Seilog afirmou que atualmente R$ 4,6 bi estão sendo administradas pela pasta. “O governador Eduardo Riedel já recebeu grande parte das demandas e estamos estudando para se transformar em um projeto para se chegar no custo. Estamos em 60 dias de governo, mas já estamos bem avançados. Precisamos esperar as chuvas pararem para dar o andamento em alguns projetos. Em 30 a 40 dias vamos estar com a situação amenizada”, salienta.
Infraestrutura e logística - Durante a conversa, Peluffo também falou sobre projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul, como a construção da rodovia Sul-Fronteira, que margeia o Brasil com o Paraguai, ligando os municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo, e a Rota Bioceânica, que liga Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, passando pelo Paraguai e Argentina.
A entrevista foi realizada nesta manhã (7)
O secretário ainda destacou as negociações do Governo do Estado com a União para a relicitação da BR-163 e ressaltou projetos de infraestrutura e turismo no Pantanal.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOD