Com mais de 60 mil atendimentos realizados neste ano, o Sebrae fecha 2019 apostando em melhoras na economia e desburocratização para as empresas no próximo ano com a Lei da Liberdade Econômica. De acordo com o economista e diretor de operações do Sebrae/MS Tito Manuel Estanqueiro, que esteve nesta sexta-feira (13) no programa Giro Estadual de Notícias, após um começo de ano com cautela na economia, os empreendedores fecham 2019 com juros mais baixos e uma previsão de 2020 mais animador. "Tivemos um ano com cenário cauteloso com governo novo, que ninguém sabia como seria. Mas progressivamente ao longo do ano, mesmo com a falta de oferta de crédito às vezes, realizamos diversas ações na Capital e interior de suporte aos empreendedores", afirmou.
Ele destaca que a busca por empreendedorismo continua em alta diante do cenário da economia nacional. "Estamos substituindo o mundo do Emprego tradicional como era conhecido pelo mundo do trabalho. E e aí temos dois tipos de empreendedorismo, as pessoas que vão empreender por necessidade e os que vão empreender porque identificam um nicho e não tem ninguém oferecendo o produto ou serviço e ele atende", destacou o economista.
Nesta tomada de decisões o Sebrae tem papel essencial de apoio aos empreendedores. "O Sebrae é um nicho de informações relevantes e que são necessárias para tomada de decisão de quem quer empreender. O que o Sebrae faz, sobretudo, é preparar quem investe para reduzir o insucesso", afirmou Estanqueiro.
"É fundamental se você tem uma empresa e vai ampliar ou está pensando em montar um negócio que procure o Sebrae pois terá informações que vão melhorar e ajudar a planejar seu caminho na execução do seu negócio de forma a obter sucesso. O grande propósito do Sebrae é o sucesso dos pequenos negócios", acrescentou.
No Estado, segundo Estanqueiro 99% das empresas são pequenas e grande geradores de emprego e renda.
O economista ainda falou sobre os programas do Sebrae: O Sebrae Inspira que traz grandes nomes do mercado e tendências em paelstras para os empreendedores; MS Turismio que incentiva a criação de pequenos negócios nas cidades turísticas e o Cidade Empreendedora que ajuda o município a apoiar a produção local, incentivando principalmente a compra de produtos dos pequenos e agricultura familiar.
Confira a entrevista completa no player.