BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
SAÚDE

“Santas Casas cuidam dos pacientes, precisamos que os governantes cuidem delas"

11 abril 2022 - 11h00 Por Gabriel Neri

O setor da saúde foi assunto central nos dois anos em que pandemia de covid-19 causou a morte de mais de 650 mil brasileiros e 30 milhões de casos. Instituições como hospitais filantrópicos e Santas Casas tiveram função primordial no tratamento e combate à doença. No entanto, agora elas precisam de ajuda para se manterem, conforme destaca o presidente da Federação Das Santas Casas, Hospitais e Instituições Filantrópicas De Mato Grosso Do Sul (FEHBESUL), Ivandro Fonseca.

Neste mês de abril, Ivandro antecipou ao Giro Estadual de Notícias que diversas manifestações devem acontecer pela aprovação de dois projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. O primeiro é o Projeto de Lei 1417/2021 que foi apresentado na Câmara dos Deputados em 27 de outubro de 2021 e prevê repasse de auxílio financeiro de R$ 2 bilhões a santas casas e hospitais filantrópicos que trabalham para o Sistema Único de Saúde (SUS). Já aprovado no Senado Federal, basta apenas a aprovação dos deputados para ir à sanção.

Ainda de acordo com o texto do PL, o valor a ser administrado pelo Ministério da Saúde deve ser liberado em até 15 dias após a lei entrar em vigor e a utilização será para pagar profissionais de saúde, adquirir insumos e equipamentos, conduzir pesquisas e realizar reformas no espaço físico. Ivandro ressaltou que “não está pedindo favor, estamos pedindo o que é de direito”. 

O presidente da FEHBESUL faz um questionamento sobre como as políticas públicas são tratadas. Para ele, a saúde pública é investimento e nem sempre governantes têm essa mesma ideia. “Precisamos entender que saúde pública não é despesa, saúde pública é investimento. A vida humana tem valor imensurável. E não pode ser medida por parâmetro econômico financeiro”.

Ivandro fez um histórico do que as instituições viveram ao longo dos últimos dois anos. “Existe um cenário dos nossos hospitais filantrópicos e das Santas Casas de MS que precisamos fazer uma profunda reflexão. No momento da pandemia, todos estavam presentes, todos participaram, contribuíram e ajudaram a salvar vidas”. E completa, “os hospitais e as Santas Casas cuidam dos pacientes. Agora precisamos que os governantes cuidem delas.”

Além disso, segundo a Federação, o auxílio previsto no PL vai ajudar também os cerca de 79 mil sul-mato-grossenses que aguardam nas filas para cirurgias. “Aquilo que estava previsto no plano de trabalho em 2020 não foi realidade em 2021 e 2022 [por conta da covid-19]. Estamos com quase 79 mil pacientes esperando cirurgia”

A outra manifestação envolve o Projeto de Lei 2564/20 que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, alterando uma lei de 1986. O PL também está pronto para entrar no plenário para votação. Essa é uma das pautas das manifestações citadas por Ivandro.

Para Quem tiver interesse em apoiar as iniciativas e as manifestações por recursos para a saúde, Ivandro Fonseca deixou o número de contato (67) 99832-0454 - Ivandro Fonseca.