aguas
UNIVERSALIZAÇÃO

Sanesul pretende ser pioneira ao universalizar esgoto de MS em 5 anos

31 março 2021 - 12h00 Por Da Redação

Em 5 anos todo o estado de Mato Grosso do Sul terá o esgoto universalizado e será pioneiro no feito, é o que acredita o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior. Com esta meta alcançada, a empresa deve ampliar o investimento em tratamento de água e esgoto.

O esgoto universalizado tem como objetivo disponibilizar a rede de esgoto para todas as moradias de MS. A proposta é fazer com que cada família Sul-Mato-Grossense tenha disponível na frente de sua casa uma rede de esgoto, sendo possível fazer a ligação, e permitindo assim que as companhias façam as coletas do esgoto doméstico. Anulando a utilização das fossas sépticas.

Por legislação, as companhias estaduais e municipais do Brasil têm por obrigação universalizar o saneamento básico até o ano de 2033, contudo, a companhia vem desenvolvendo um projeto, desde 2015, que já acompanha a tramitação da nova legislação. Com isso, o objetivo da Sanesul, juntamente com a empresa parceira MS Pantanal, é antecipar esses investimentos, cumprindo com a meta antes do prazo.

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, a companhia contratou, no mês de outubro, prestadores de serviços para que tivesse êxito no cumprimento do prazo estipulado. “A meta da Sanesul era de universalizar o saneamento em até 10 anos, contudo, a população de MS terá estes serviços na metade do tempo. É claro que esta projeção é uma expectativa, já que depende de diversos fatores, como nossos colaboradores, o cumprimento dos cronogramas de obras da Sanesul e da nossa parceira MS Pantanal. É uma equação que a gente pretende avançar, para estar fazendo essa antecipação do que nos foi solicitado.”, explicou Walter.

No modelo econômico financeiro de negócios que foi praticado, o diretor-presidente diz estar otimista quanto à antecipação pela metade desse compromisso inicial, pois acredita ser possível a execução do projeto. “Vamos buscar por e prática durante o dia a dia de trabalho da nossa companhia. É uma expectativa muito forte, de que vamos conseguir realizar essa universalização para mais de 80% de área de coleta e tratamento e destinação final do esgotamento sanitário, mais 128 localidades que a sanesul atua no Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.