O setor florestal de Mato Grosso do Sul se prepara para um dos maiores eventos do ano: o Show Florestal 2025, que acontecerá de 19 a 21 de agosto, em Três Lagoas. Para dar início à programação e aquecer a cidade para o grande evento, a Reflore/MS realizará, no dia 18 de agosto, a sétima edição do Congresso Florestal MS, no Espaço SESI MS - Auditório José Paulo Rimoli. O evento reunirá líderes do setor florestal, empresários, autoridades e pesquisadores para discutir o futuro e as inovações do setor, com foco em sustentabilidade, mercado de carbono e estratégias de manejo.
O diretor-executivo da Reflore/MS, Dito Mário, detalhou como Mato Grosso do Sul se consolidou como um polo de destaque no cenário nacional. "Desde a década de 70 e 80, com os incentivos fiscais, o estado investiu na criação de um maciço florestal robusto. Hoje, temos 1.800.000 hectares plantados com eucalipto, abastecendo grandes empresas de celulose que estão no estado, como a Suzano e Eldorado", explicou Dito Mário. Ele destacou também o papel estratégico do estado na produção de celulose e o impacto positivo das políticas de desoneração e certificação ambiental. “A desoneração da licença ambiental em 2007 foi um divisor de águas. Isso permitiu que as empresas se instalassem e se desenvolvessem no estado”, completou.
O diretor-executivo da Reflore/MS, Dito Mário, detalhou como Mato Grosso do Sul se consolidou como um polo de destaque no cenário nacional
Apesar do crescimento expressivo do setor florestal, Dito Mário apontou que ainda existem desafios logísticos e ambientais a serem superados. "A infraestrutura, especialmente as estradas vicinais, ainda precisa de mais investimentos para viabilizar a expansão. Além disso, o crescimento do mercado mundial e a sustentabilidade ambiental serão determinantes para o sucesso contínuo", afirmou o diretor-executivo. Ele ressaltou, no entanto, que o Mato Grosso do Sul tem um grande potencial para aumentar a área plantada com eucalipto e outras espécies. "Hoje, falamos de uma área plantada de 13 a 14 milhões de hectares. Isso reflete a confiança que o governo e os empresários têm nesse segmento, e os resultados estão começando a aparecer", afirmou.
Dito Mário também mencionou o potencial de crescimento do setor florestal em Mato Grosso do Sul, não apenas em termos de celulose, mas também em áreas como bioenergia, madeira serrada e outros produtos inovadores. "Primeiro, precisamos consolidar o polo da celulose, que é um grande marco para o estado. Mas acreditamos que, com o tempo, o estado poderá expandir para a produção de madeira para múltiplos usos", explicou.
O Congresso Florestal MS, que antecede o Show Florestal 2025, será uma oportunidade única para discutir as principais questões do setor. "Este congresso é uma preparação para o Show Florestal. Vamos discutir desde a ecoeficiência da silvicultura até as inovações tecnológicas e o futuro da celulose. A participação de CEOs, prefeitos e técnicos será essencial para compreender as necessidades e desafios da região", comentou Dito Mário.
Além de palestras e mesas redondas, o Congresso contará com a participação do governador do estado, que fará uma apresentação sobre os novos horizontes para o setor florestal. "É uma grande oportunidade para o estado mostrar sua pujança e os avanços que conquistamos. O Show Florestal será a culminação de todo esse trabalho", concluiu.
Serviço:
Congresso Florestal MS
Data: 18 de agosto de 2025
Local: Espaço SESI MS – Auditório José Paulo Rimoli, Três Lagoas (MS)
Inscrições: www.showflorestal.com.br/congressoflorestalms
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS