Interligar os oceanos atlântico e pacifico é o objetivo da rota bioceânica corredor viário com mais de 3 mil km de extensão que atravessa 5 países, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguay, O tema foi discutido durante audiência publica da comissão de infraestrutura na tarde de ontem em Campo Grande.
Enquanto aqui são gastos cerca de 129 dólares para transportar 1 tonelada de soja ate o porto mais próximo, nos EUA esse valor é de 25 dólares. Por isso o Brasil busca formas de reduzir o custo da exportação. Uma das saídas é a rota bioceânica, que permite economizar ate 7 mil km de frete. A saída para o pacifico pode resolver outro entrave, a saturação dos portos brasileiros. Outro setor que terá imensas vantagens será o turismo, pois o corredor permitira uma redescoberta das fantásticas belezas naturais e regiões históricas da América Latina.
Alem da integração destes países a rota vai permitir uma ligação com oceano pacifico e encurtar a distancia com a asia. O brasil e os demais países do Mercosul e o Chile serão os grandes beneficiados por essa integração que significara custos menores para os produtos do bloco e exportação mais competitiva.