BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
PREFEITO

“Quem sabe a prioridade do município é o prefeito”, afirma presidente da Assomasul

21 junho 2022 - 11h15 Por Gabriel Neri

O prefeito de Nioaque e presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Couto Jr (PSDB) deu entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta terça-feira (21). Ele representa os 79 municípios do MS e destacou que as prioridades de cada cidade são percebidas pelos prefeitos, vereadores e lideranças locais. As decisões para ele não podem vir de cima para baixo.

Nioaque tem uma população estimada em 13 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Valdir Couto está em seu segundo mandato consecutivo no Executivo municipal. Ele destaca que o Estado vem em um bom momento econômico e com uma série de investimentos. O Governo do Estado cumpre um papel importante para o mandatário ao ser presente nas 79 cidades de MS.

Couto ressalta que em reunião no ano de 2021 entregou um prêmio de reconhecimento ao atual governador Reinaldo Azambuja. “No ano passado, fizemos uma reunião na Assomasul e entregamos um troféu de governador municipalista, justamente pelos investimentos e pelo trato. O governador Reinaldo e sua equipe criaram o Governo Presente”. 


Valdir Jr. em entrevista ao Grupo Feitosa de Comunicação

A gestão municipalista feita por Reinaldo Azambuja é exaltada pelo prefeito de Nioaque e presidente da Assomasul. Para Couto, isso dá maior liberdade para que os municípios decidam para onde vão os recursos. “Quem sabe a prioridade dos municípios e está direto com a população é o vereador, o prefeito, o presidente da Associação, o cacique dentro da comunidade. Não adianta vir a canetada de cima para baixo que às vezes o investimento não atinge a necessidade da população”.

A Rota Bioceânica foi outro assunto na conversa com o prefeito. Ele percebe que as obras e o caminho que ligará o Oceano Atlântico com o Oceano Pacífico ainda não tem o devido reconhecimento pelos sul-mato-grossenses. O trecho sairá do Chile e vai até o Porto de Santos e atinge diretamente oito municípios de MS. 

Em reunião com os prefeitos na Assomasul, Couto relata que “não caiu a ficha da população sobre a Rota Bioceânica. Não vai melhorar e atender só o corredor dos oito municípios ou dos 15 indiretamente. Nosso Estado dará um salto muito grande com a rota”. A rota do comércio internacional  hoje feita muitas vezes pelo Canal do Panamá na América Central poderá passar por Mato Grosso do Sul.

No contexto federal, o Estado não tem hoje um deputado que vem do interior. Todos têm sua base na Capital. Perguntado se pretende concorrer, Couto respondeu: “Eu senti uma pressão grande dentro da minha população nioaquense, que tinha essa vontade, eu também tenho. Mas temos de saber dar um passo para trás para depois dar um salto. Hoje eu tenho a missão de tocar o município”.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS