BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CRIANÇAS E TECNOLOGI

Psicóloga alerta sobre os vícios de crianças e adolescentes em eletrônicos

7 agosto 2019 - 10h57 Por Da Redação

Segundo a pesquisa realizada o ano passado pela TIC Kids Online, o percentual de jovens entre oito e 17 anos que acessam a internet pelo celular chega a 44%. A psicóloga clinica e mestre em psicologia, Raquel Almirão, explica que este resultado vem de uma série de fatores, mas que o comportamento do adulto é um dos responsáveis pelo alto consumo das crianças.

“Se este adulto faz o uso indiscriminado de smartphones ou tablets, a criança vai imitar a expressão do adulto quando ela está em posse daquele objeto. É importante lembrar que dentro desta conectividade que nossas crianças estão inseridas, o adulto é o principal responsável pela escolha e facilitação do que a criança está assistindo”, ressalta.

O estudo aponta que 85% da população nessa faixa etária utilizaram a internet ao menos uma vez em três meses, um total de 24,7 milhões de crianças e adolescentes. Além de ver uma grande quantidade de crianças e adolescentes que querem ganhar dinheiro com o uso da internet.

“As pessoas estão cada vez mais a ocupar um menor espaço físico, por que ela tem o universo na palma da mão. São dois universos diferentes: Se você usa o conteúdo de forma racional, você tem um futuro. Se não faz isso dessa forma, você tem um presente complicado e adoecedor”, explica.

A psicóloga alerta que o apoio da família é fundamental para a criança ter o equilíbrio.

“A criança é muito curiosa, e mesmo sem tirar o celular dela, você consegue perceber que brincadeira ela gosta e que movimento você pode fazer para despertar o interesse dela. A criança precisa ser estimulada, se não ela vai se sentir punida”, alerta.