Manter a sanidade mental sem cair no estresse ou desenvolver uma depressão, são estratégias de guerrilha nestes tempos de isolamento diante da pandemia de coronavírus. Para ajudar neste processo, a Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul (SPMS) está disponibilizando gratuitamente atendimentos humanitários em saúde mental, para os cidadãos afetados psicologicamente pelos impactos da Covid-19. O serviço, realizado por meio do tele atendimento, visa amenizar os danos psíquicos gerados pela pandemia e conta com 13 psicanalistas voluntários. Para falar sobre a ação esteve, nesta segunda-feira (20), no Giro Estadual de Notícias, a psicanalista Cátia Codorniz, presidente da SPMS.
"Muitas pessoas estão vendo esta situação com um inimigo que não conhecemos e não temos forma de combatê-lo. Vivendo uma situação diferente. O isolamento é até uma boa medida que pode proteger a saúde emocional psíquica, mas também pode afetar o quadro", explicou. Ter que lidar com questões como a morte de pessoas que podem ser próximas, perdas econômicas podem trazer graves danos a saúde mental. "Se por um lado o isolamento social é bom a médio prazo e até teremos ganhos emocionais, por outro ele faz com que aspectos que existiam fiquem mais aflorados. O marido está mais isolado dentro de casa, a mulher e principalmente as crianças que antes iam à escola", afirmou.
No entanto, a descoberta deste convívio e necessidade de executar tarefas domésticas com as quais os indivíduos não estavam acostumados podem ser estressantes. "Tínhamos ajuda de pessoas em casa e agora temos que assumir as questões domésticas. Os convívios podem trazer conflitos amorosos à tona, elevar a agressividade e por isso verificamos um aumento na violência doméstica", alertou.
Cátia lembra que de fato está aumentando estes casos. "Muitas pessoas que sofrem esta violência estão de mãos atadas para fazer as queixas. Por isso a importância que o serviço que estamos disponibilizando de atendimento online e por telefone das pessoas que quiserem auxílio", salientou.
Na entrevista ela abordou ainda maneiras de ajudar as crianças nesta fase e que o serviço que está sendo dispobilizado pela Sociedade. O interessado deverá ligar para o celular (67) 99141-4221 da secretaria da SPMS ou preencher o formulário no site spms.com.br para poder ser atendido. Preenchendo uma solicitação, será atendido em breve por um membro da equipe.
A entrevista completa você confere no player.