carne
AGRO

Prorrogada a campanha de vacinação contra febre aftosa em MS

1 dezembro 2022 - 10h30 Por Da Redação

Prorrogada a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul, etapa novembro 2022, para as propriedades rurais da região do Planalto, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado.

Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta quinta-feira (1º), a gerente de inspeção e defesa sanitária animal da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta (Iagro), Jacqueline Marques de Oliveira, mesmo com o MS alcançando bons índices, a decisão de prorrogar a imunização foi instaurada no Estado. "Alguns estados do Brasil não conseguiram um bom indice de vacinação até o momento. Deve ter sido um problema na entrega das doses... Em MS há um indice considerável na média e que é registrado todos os anos. Mas apesar disso, seguimos a decisão do Ministério da Agricultura (Mapa). Igualamos as duas áreas para data limite de vacinação", afirma.

O prazo final para o produtor comunicar a vacinação no sistema da Iagro também será prorrogado, ficando estendido até o dia 31 de dezembro para o Planalto.

- Nova data limite para vacinação: 15/12/2022;
- Nova data limite para registro: 31/12/2002.


Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta quinta-feira (1º), a gerente de inspeção e defesa sanitária animal da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta (Iagro), Jacqueline Marques de Oliveira

A previsão da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta - Iagro é de que sejam imunizadas 15,5 milhões de cabeças entre animais do Planalto e Pantanal, se considerarmos os nascimentos registrados na etapa. Na primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa em maio, MS alcançou a marca de 99,73% de animais imunizados. No total, foram vacinados 11.722.450 animais, entre bovinos e bubalinos.

Última vacinação - Conforme Jacqueline, o Estado está preparado para deixar de vacinar a partir do ano que vem, considerando que a vacina é apenas uma das ferramentas utilizadas contra a febre aftosa que já não apresenta casos desde 2005.

“Desde 2017, o Ministério da Agricultura implementou um planejamento estratégico para gradativamente retirar a vacina do País. Agora em 2022, será a última MS assim como, MT, GO, MG, ES, TO e DF. Para chegar nesse patamar, houve preparação durante anos, investindo em tecnologia e no treinamento dos servidores”, destaca.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS