Em entrevista concedida nesta quarta-feira (05) ao jornalista Carlos Ferreira do programa Giro Estadual de Notícias, o oncologista, Fabricio Colacino do Sistema Hapvida, esclareceu informações respeito do câncer da mama. Ele destaca que a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.
Colacino explica que o autoexame é muito importante e pode ser o motivador que leva a paciente até um centro de referência. "A paciente tem até 95% de chances de cura se a doença for descoberta em estágio inicial", destaca.
Uma das principais medidas é se autoexaminar em frente ao espelho, mas isso não quer dizer que exames de mamografias devem ser descartados. “Isso é um mito, a mamografia é insubstituível para o rastreamento do câncer de mama. A mamografia detecta nódulos menores de um centímetro, menores de meio centímetro, que são os tumores precoces. Já o autoexame tem uma média de diagnóstico de nódulos acima de dois centímetros, portanto, não dá pra esperar o autoexame alterar para poder procurar um profissional ou fazer mamografia. A mamografia tem que ser realizada por todas as mulheres, após os 40 anos, anualmente”.
Fabrício Colacino em entrevista ao Giro Estadual de Notícias
Outubro Rosa - Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS