Outubro é conhecido por ser o mês de prevenção do câncer de mama em mulheres. No entanto o procedimento também deve ser adotado pelos homens. O alerta foi feito pelo médico urologista Jamal Salém, durante o programa Giro Estadual de Notícias desta terça-feira (8). Segundo ele quando se fala em câncer de mama as pessoas pensam imediatamente que são só mulheres. No entanto, a doença tem pequena ocorrência, mas pode aparecer em homens. "Este ano tive dois diagnósticos da doença no sexo masculino no consultório. Por isso a indicação é que o homem deve apalpar a mama e ver se existem caroços ou coceira de longa duração. Caso isso ocorra deve procurar o médico e fazer diagnóstico. Não que seja câncer, mas às vezes pode acontecer como foram estes dois casos. Prevenção é todo dia, todo mês. As pessoas devem procurar o médico", salientou.
O médico urologista Jamal Salém, durante o programa Giro Estadual de Notícias desta terça-feira (8)
Ele destaca que o câncer quando diagnosticado no início é simples de tratar desde que faça diagnóstico rápido. "Se deixar passar, pegar uma fase mais crônica ai vai ter metástase, que pode avançar para outros órgãos como cérebro, fígado. O quadro se complica e pode levar a morte", alerta o urologista.
Beber água
A importância da hidratação com água também foi enfatizada pelo médico durante a entrevista ao programa. Ele destaca que o corpo humano é composto em 70% por água e por isso a necessidade extrema de hidratação." Perdemos águas por várias vias: respiratórias, fezes, urina e suor. Então temos que repor a água e tomar uma média de 2 litros por dia, independente da idade. É claro que nas crianças este volume pode ser menor. Mas o que observamos é que as pessoas da 3ª idade bebem pouca água. Elas esquecem de beber água ou não tem o hábito. Isso pode prejudicar demais a saúde", acrescenta.
Durante a entrevista o médico ainda falou sobre temas da saúde como menopausa, andropausa, reposição hormonal e outras. Confira a entrevista completa no player.