Eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS) com mais de 50% dos votos, o advogado Bitto Pereira participou do Giro Estadual de Notícias nesta quarta-feira (08) para falar sobre o resultado da votação e a importância das eleições para a classe e todos os cidadãos.
Luis Claudio Pereira, mais conhecido como Bitto Pereira atua como advogado há 22 anos. O presidente eleito destaca que a disputa acirrada consolidou a maior eleição da história da OAB/MS. “Foi uma eleição histórica, a disputa, que naturalmente é acirrada, demonstra que todos os candidatos e candidatas que lá estiveram buscavam contribuir com a instituição, isso é fundamental. O momento é de união, é de pensarmos juntos nas pautas que são importantes para nosso dia a dia, porque a OAB é a casa de todos nós advogados”, afirma.
De acordo com Bitto, é papel da OAB defender a constituição federal, e salienta ainda que o serviço não atende apenas a classe de advocacia. ”Todas as pautas que sejam de interesse da coletividade, terão voz na OAB, isso não se aplica apenas para os advogados e sim para todo o cidadão brasileiro”, destaca o presidente.
O advogado destaca ainda que o trabalho da nova gestão tem sido intenso. “A cerimônia de posse acontece no dia 21 de janeiro, nesse momento já teremos uma sessão do conselho e vamos lançar a caravana das prerrogativas, com o programa de levar todo o atendimento da diretoria da OAB, de todas as pautas de defesa das nossas condições de trabalho”, diz.
“Já vamos lançar uma agenda para os 6 meses do primeiro ano de gestão, além de trabalhar em uma pauta muito importante para a advocacia. Já no início de janeiro, o nosso Laboratório de Inovação e Tecnologia estará à disposição da advocacia para cuidar de marketing jurídico, presença digital do advogado e de mentoria, que será feito com uma equipe absolutamente preparada, que ocorrerá de forma presencial ou online”, acrescenta.
Apesar de estarmos vivendo em outro cenário, a pandemia ainda não acabou. A crise mundial na saúde atingiu várias categorias, incluindo a dos advogados, que se viram obrigados a exercer outras funções. “A forma da OAB trabalhar para ajudar a advocacia é buscar a retomada dos serviços judiciais presenciais, sempre respeitando as normas de biossegurança. Que nós tenhamos uma justiça que funciona em tempo razoável, se você não tem servidores em número adequado e juízes em todas as comarcas, esse serviço demora a acontecer e você tem prejuízo. A advocacia precisa da OAB nessas pautas diariamente”, afirma.
Outra grande dificuldade que impacta o trabalho dos advogados, é a falta de um local adequado para prestação de serviços. “Para você ter um escritório tem um custo significativo, a OAB tem ajudado e vai ampliar esse auxílio que a advocacia precisa, ter escritórios compartilhados em todo Mato Grosso do Sul. Hoje, nós temos 12 escritórios compartilhados que atendem aproximadamente 3 mil profissionais da advocacia que não tem condições de ter um escritório para prestar seus serviços”, explica o advogado.
O presidente destaca que a nova gestão precisa avançar no trabalho de conexão entre as subseções de todas as cidades do interior. “Nós não temos uma OAB da Capital e uma OAB do interior. Nós temos uma OAB de Mato Grosso do Sul e nessa gestão ela será assim”, finaliza.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.