Com uma eleição bastante concorrida, servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) já estão se preparando para as eleições deste ano que acontecem no próximo domingo, dia 2 de outubro. Para falar sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta sexta-feira (30), o presidente da entidade, desembargador Paschoal Carmelo Leandro.
“Em razão da polarização, ela se tornou bastante complexa, mas todos os tribunais já estão preparados para executar essa importante tarefa de votar e ser votado. O TRE/MS já está pronto para os trabalhos. Vamos estar com uma equipe de 28 mil mesários, todos com suas instruções, as urnas já foram preparadas, e na questão da segurança, teremos a participação de 11 mil integrantes, sendo a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia de Trânsito, Guardas Municipais e também com a colaboração das Forças Armadas”, afirma.
Sobre as novas urnas, o desembargador destaca que a urna 2020 tem uma tecnologia mais avançada, com uma bateria de maior durabilidade. “É uma máquina mais rápida, mas de qualquer forma, as mais antigas estão em perfeito funcionamento. É importante saber que as urnas estão preparadas dentro de seu sistema atual, com a confirmação do voto. Antigamente quando o eleitor digitava o número, ele rapidamente confirmava a tecla verde. Hoje ele tem que esperar aparecer a foto do seu candidato para garantir que aquele voto seja confirmado”, explica.
Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de votação nas eleições de 2022 será uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal. Com isso, em Mato Grosso do Sul, os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre 7h e 16h.
A uniformização nacional do horário de votação foi aprovada de maneira unânime em dezembro de 2021 pelo pleno do TSE. A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor se atente para a nova mudança e consulte antecipadamente seu local de votação a fim de evitar transtornos.
“Como MS é uma hora a menos com o de Brasília, aqui no nosso Estado vai começar as 7h e encerrar às 16h. Se chegar às 16h10, não vai poder votar. Não deixe para última hora, há tempo suficiente para que exerça o seu direito de voto. Em relação a apuração é uma tranqüilidade. O TSE instalou um equipamento mais moderno para não ter o mesmo problema que teve na eleição passada, que houve um atraso na hora de fornecer os resultados”, diz.
O TRE/MS, por meio da Corregedoria Eleitoral, expediu a Portaria 10/2022/CRE-MS, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, no âmbito do Estado, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, trailers, hotéis e demais estabelecimentos comerciais e similares, bem como em locais abertos ao público no Estado. A determinação é válida para o período das 3h e 16h do dia 2 de outubro (1º turno), e para o dia 30 de outubro (2º turno), se houver.
O ato normativo considera a necessidade de atuação preventiva das autoridades públicas para garantir a ordem e a tranquilidade no dia das eleições, de modo a propiciar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação.
“O consumo de álcool pode trazer tumultos, brigas e por isso temos que cumprir essa decisão. Em todos os estados foram aplicadas essa proibição nesse período, e o estabelecimento que desobedecer essa regra será punido”, reforça.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS