plaenge
SINDICATO

Presidente do Sindivest/MS afirma que a indústria têxtil de MS vem evoluindo com apoio dos governos

24 março 2022 - 11h20 Por Mariana Lima

Após uma gestão de quatro anos, o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest/MS), José Francisco Veloso Ribeiro, afirmou que durante a pandemia o ambiente de negócios entre as indústrias foi diferenciado e que todo o apoio necessário foi prestado às empresas.

Seguindo um panorama nacional, dados do IBGE mostraram que a indústria têxtil foi uma das mais atingidas com as restrições sanitárias dos últimos anos. Cerca de 22,7% das vendas recuaram neste período. No entanto, para o presidente do Sindivest, as ações adotadas pela instituição foram essenciais para reduzir esse impacto entre as empresas.

"Com a estrutura de apoio às indústrias, de todos os setores de Mato Grosso do Sul, houve a preocupação de antecipar e orientar para que os problemas fossem menores. Por isso muitas empresas que buscaram o serviço tiveram sucesso e aprenderam a se manter no mercado”, afirma

Apesar da importância e do impacto do setor industrial de tecelagem no estado, a predominância ainda é dos frigoríficos e do ramo agropecuário em geral. Somente Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar no ranking de estados que mais exportam carnes no Brasil.

Para José Francisco, embora o setor frigorífico seja o maior, a cultura da confecção vem evoluindo e conquistando seu espaço no estado. 

“A cultura da indústria e da confecção é nova no estado, mas evoluímos muito com o apoio dos governos, que olharam para o nosso setor como um grande gerador de emprego. Hoje a nossa distribuição vai para marcas famosas no Brasil, então estamos nas grandes redes de varejo. Atualmente, o estado de São Paulo e o Paraná são os que mais recebem as produções têxteis daqui de Mato Grosso do Sul”, reitera.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.