A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará uma audiência pública no dia 02 de fevereiro para discutir a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Energisa MS. A audiência acontecerá às 14h no Auditório do CREA-MS, localizado na Rua Sebastião Taveira, 268, no bairro São Francisco em Campo Grande. As inscrições para consumidores que desejarem se manifestar serão feitas no local, das 13h30 às 14h. Para falar sobre esse assunto o Giro Estadual de Noticias desta quinta-feira (2) recebeu a presidente do Conselho Estadual de Consumidores de Energia Elétrica (Concen/MS), Rosimeire Costa.
"A Aneel vem ouvir os consumidores sobre essa prestação de serviço e explicar como chegou ao índice de 11,36% que vai impactar as residências, pequenos comércios e indústrias. Ainda não está definido, temos alguns índices que apresentaremos, estamos na metade do processo e esse é o momento que diante do rol muito robusto de documentos que foi colocado a disposição temos de revindicar uma base menor", afirma Rosimeire.
Rosimeire Costa é presidente do Concen/MS
Ela explica que esse índice é uma base dos próximos cinco anos e que quando forem discutir o reajuste anual será um recondicionamento financeiro dessa tarifa que será homologada até dia 28 de março para passar a valer no dia de 8 abril.
Sobre esse índice pré-estipulado pela Aneel em 11,36%, Rosimeire mostra preocupação com o impacto desse custo ser dividido com menos pessoas devido ao subsídio na instalação de painéis solares. "Ontem nós fizemos uma reunião e tem uma classe que tem um índice mais reduzido e por um ajuste que a Aneel está propondo começar a exercer em 2023 que queremos diluir o impacto. Nós vivemos em um grande condomínio e toda vez que eu mexo em uma classe as outras são impactadas. Nós estamos preocupados com a geração distribuída porque quem conseguiu protocolar o pedido de instalação do painel solar até dia 6 de janeiro não paga o fio, e isso está ficando para o consumidor cativo que não tem condiçoes de por painel solar em sua residência", explica. "Toda vez que um pedido desse é deferido, e um consumidor sai desse condomínio, toda a despesa é dividida com menos pessoas", enfatiza.
No período entre o dia 2 de janeiro e o dias 6 de janeiro, quando se encerrou o prazo para protocolar esses pedidos, cerca de 8 mil foram deferidos. No acumulado de 2021 e 2022, 68 mil unidades consumidoras sairam da base.
Sobre esse índice pré-estipulado pela Aneel em 11,36%, Rosimeire mostra preocupação com o impacto desse custo ser dividido com menos pessoas devido ao subsídio na instalação de painéis solares
"O que a gente pede é isso, somos favoráveis a energia renovável, Mato Grosso do Sul tem um programa estadual de neutralidade do carbono. Temos essas facilidades, porém esse custo não pode ser arcado pelo consumidor, se o Governo Federal quer implantar essa política, que arque com esse custo. Queremos que o Governo Federal desonere a tarifa para o sul-mato-grossenses", afirmou.
Audiência Pública - A audiência pública acontece hoje para discutir a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Energisa MS. A audiência acontecerá às 14h no Auditório do CREA-MS, localizado na Rua Sebastião Taveira, 268, no bairro São Francisco em Campo Grande. As inscrições para consumidores que desejarem se manifestar serão feitas no local, das 13h30 às 14 horas. O inscrito terá cinco minutos para poder apresentar sua opinião.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS