fiems
ECONOMIA

Presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da BA destaca cooperativismo no desenvolvimento social

6 junho 2025 - 14h09 Por Da Redação

O cooperativismo vem ganhando força no Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sul, com impactos diretos na economia, no meio ambiente e no desenvolvimento social. Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias de sexta-feira (6) o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis, destacou o crescimento da atuação das cooperativas e o desafio de ampliar essa presença nas regiões Norte e Nordeste.

Com quase 10 milhões de associados em todo o país, a Sicredi está presente em 97% dos municípios de Mato Grosso do Sul, onde Campo Grande se destaca como a cidade brasileira com maior número de agências e cooperados. “Estamos nos aproximando de 200 mil associados aqui na capital. Isso mostra a força do cooperativismo entre os sul-mato-grossenses”, afirmou Regis.

Celso Ramos Regis, presidente da Sicredi União, durante entrevista ao Giro Estadual de Notícias, em Campo Grande

Apesar do avanço no Centro-Sul do Brasil, a realidade é bem diferente nas regiões Norte e Nordeste, onde a adesão ao modelo cooperativo ainda é pequena. Segundo Regis, a participação nessas áreas gira entre 1,5% e 2% da população. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, esse número sobe para 15% a 20%.

“Falta informação. Nosso desafio é levar conhecimento. Onde há cooperativas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais alto”, disse. Ele cita um estudo da FIPE que aponta a correlação entre o cooperativismo e melhores indicadores sociais e econômicos.

A atuação das cooperativas vai muito além do setor financeiro. Elas estão presentes também no transporte, na saúde, no agronegócio e na educação. Em municípios como São Gabriel do Oeste, Naviraí e Dois Irmãos do Buriti, a presença das cooperativas é essencial para o funcionamento da economia local.

“Se retirarmos as cooperativas desses lugares, a economia para. O modelo cooperativo é fundamental, pois reinveste na própria comunidade”, explicou o presidente.

O modelo cooperativista é regulado pelo Banco Central, que delimita a área de atuação de cada cooperativa. A Sicredi União, por exemplo, está presente do extremo oeste ao leste de Mato Grosso do Sul e também atua em parceria com outras cooperativas em estados como Tocantins e Bahia.

“O Banco Central tem sido nosso maior incentivador. A proposta é dobrar a participação das cooperativas no mercado até 2030. Já movimentamos mais de 10% da economia brasileira”, comentou.

Essa expansão, no entanto, enfrenta resistência dos grandes bancos. “Eles estão perdendo espaço porque as cooperativas entregam resultados diretos para seus associados, não para acionistas”, destacou Regis.

No dia 2 de agosto, Campo Grande será palco da primeira edição da Corrida Sicredi, evento esportivo que será realizado no Parque dos Poderes, a partir das 18h. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visam aproximar ainda mais a população da cooperativa.

“A corrida é uma forma de integrar ainda mais a comunidade ao nosso modelo de atuação. Vamos reunir colaboradores, associados e grupos de corrida locais”, contou. Segundo Regis, a organização está sendo feita com apoio profissional, e a expectativa é de uma grande mobilização popular.

Para o presidente da Sicredi União, o cooperativismo não é apenas um modelo econômico, mas uma filosofia de vida. “O lema ‘Gente que coopera, cresce’ resume bem nosso propósito. E eu diria mais: cresce, cuida e ajuda.”

Além da sustentabilidade ambiental, o dirigente ressalta a importância da sustentabilidade humana e social. “Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas. Nosso compromisso é com o bem-estar coletivo”, concluiu.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS