healt
DIA DO ADVOGADO

Presidente da OAB/MS reforça importância da advocacia na sociedade

11 agosto 2021 - 10h00 Por Lia Kosta

O Dia do Advogado é comemorado anualmente em 11 de agosto. Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a Justiça. Para falar sobre esse dia e também sobre essa profissão, o programa Giro Estadual de Noticias entrevistou nesta quarta-feira (11), o presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche.

A principal atribuição dessa profissão é baseada nas normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando existe uma situação fora dessas normas, o trabalho do advogado é imprescindível, a fim de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. De acordo com o Karmouche essa profissão milenar tem contribuído em todas as esferas para garantir a força transformadora da sociedade. “O Direito tem sido para a sociedade o ‘porto e farol’ principalmente nos momentos de mais agruras que a sociedade passa", explica.

Dentro do mercado competitivo no jurídico brasileiro onde os avanços na tecnologia, o aperfeiçoamento nos processos de aprendizado e adequações a novas leis, a capacitação e a qualificação são imprescindíveis para o bom desempenho do profissional de Direito, mesmo sendo recém formado ou não, e segundo Karmouche, cabe aos profissionais acompanhar este ritmo da evolução.

“O mercado não está saturado. Apesar do grande número de ofertas de cursos que há em varias instituições de ensino superior, na sua grande maioria, os estudantes não se tem a qualidade de ensino que se é esperada, haja vista que milhões de pessoas não têm alcançado a nota desejada no Exame de Ordem. O ensino jurídico tem que ser de qualidade para que os futuros advogados estejam preparados para defender a sociedade com qualidade e conhecimento. Para quem quer trabalhar de verdade, o mercado não está saturado, tem espaço pra todos, em suas respectivas áreas", afirma.

Sendo um dos mais procurados pelos jovens em formação estudantil, o curso de Direito proporciona para os formandos acadêmicos embasamento para diversas áreas e atribuições no mercado trabalhista. “Depois de encerrado o curso de ciências jurídicas o recém formado pode exercer a advocacia e/ou atuar em diversas outras áreas que tem como premissa o Direito. Após passar no exame, o formado pode ainda prestar concursos públicos nacionais, especialmente aqueles que exigem inscrições na OAB", salienta.

Karmouche ressalta ainda que no recente cenário pandêmico, onde a atuação OAB tem integrado desde o início junto ao Governo do Estado, prefeituras e ao Poder Judiciário. “Alguns casos, como os que são quase totalmente digitais, fez com que o advogado trabalhasse de forma remota, e isso também é uma facilidade onde a atuação do profissional se tornou possível, além das audiências por teleconferências que trouxe um grande avanço e aprendizado para classe. Essa tecnologia foi tema discutido entre os profissionais antes mesmo da pandemia e se tornou realidade nos últimos anos", diz.

Recentemente foi inaugurado pela OAB/MS o 1° Laboratório de Inovação e Tecnologia do País, sendo destaque em nível nacional.
“Esse trabalho incessante dos profissionais da área jurídica trouxe reflexos positivos para todos, mesmo que não sendo no grau máximo de excelência, porem, nessa atual conjuntura a tendência é melhorar, tirar lições positivas e negativas dessa pandemia e, acima de tudo, mantendo o aperfeiçoamento", finaliza.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.