A notícia da semana em Mato Grosso do Sul foi o anúncio do empreendimento da Arauco, empresa chilena do ramo madeireiro, em Inocência. Nesta quinta-feira (23), o vereador e presidente da Câmara Municipal da cidade, Ademilson Junqueira cedeu entrevista ao Giro Estadual de Notícias. Ele ressaltou que o progresso e o desenvolvimento da ‘Princesinha do Bolsão’ têm aspectos positivos, mas também traz problemas.
A estimativa de população inocentina é de 7,5 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O investimento da multinacional chilena pode superar a casa dos R$ 25 bilhões, segundo o vereador. Ao longo das construções da futura maior fábrica de celulose do mundo, o empreendimento pode ter o pico de 15 mil trabalhadores. É como se ‘duas Inocências’ tivessem trabalhando para erguer as obras.
Todo esse contingente de pessoas que devem vir de diversos lugares de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo não têm lugar hoje na cidade para viver. Junqueira comentou que Inocência não deve ter casas para aluguel neste momento. Destacou ainda que na fase especulativa, houve uma valorização dos imóveis. “É uma Inocência antes e uma Inocência depois”.
O vereador Ademilson Junqueira em entrevista ao Grupo Feitosa
Para portar todo o empreendimento, o presidente da Câmara Municipal ressaltou que as parcerias terão função fundamental, em especial do Governo Estadual. “Nós vamos precisar de parceiros, principalmente do Governo do Estado. Chega o progresso, que nos traz muitas coisas boas, mas nos traz coisas ruins. Tem um preço do progresso”.
A estimativa do crescimento populacional para Junqueira é que haja uma população três vezes maior que a estimada hoje. “Em um tempo hábil, a nossa população, que hoje é de 8 mil, vai para 30 mil habitantes fixos. Nós já estamos preocupados”.
Um dos pontos centrais dessa preocupação está relacionado à segurança pública. No anúncio do empreendimento realizado nessa quarta-feira (22) no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o vereador revelou que teve uma reunião com o secretário de Justiça e Segurança Pública de MS, Antonio Carlos Videira, e o prefeito de Inocência, Toninho da Cofap. “Ontem, antes do início do evento, o prefeito Toninho e eu tivemos um encontro com o secretário de Segurança Pública. Levamos a ele a preocupação em relação à segurança. Ele está atento a todo o processo que virá e nos colocou a SEJUSP à disposição do que precisar”.
Câmara Municipal
Ademilson Junqueira fez um balanço do trabalho da Câmara Municipal de Inocência. No primeiro dia do atual mandato, ainda em janeiro de 2021, eles firmaram um acordo para que o único ‘partido’ defendido fosse o município. “Quando nós ganhamos a eleição, você começa a perceber que a política tem que ser voltada para o crescimento e desenvolvimento do município. O prefeito Toninho fez três vereadores e a oposição fez seis. Depois da posse, reunimos todos e falamos que a eleição terminou em outubro e a partir de agora temos um partido, Inocência.”
Além dessa relação em prol da cidade, ele destacou a reforma no prédio da Câmara Municipal na casa dos R$ 500 mil. Em resumo, Junqueira afirmou que eles estão em um trabalho forte para levar “a Princesinha do Bolsão ao posto de rainha”.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS