Mato Grosso do Sul teve três parlamentares condecorados como os mais influentes no Congresso neste ano. Foram eles os senadores Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB), e o deputado federal Fábio Trad (PSD). Trata do reconhecimento do “Elite Parlamentar 2020”, levantamento feita pela empresa Arko Advice. A escolha dos três sul-mato-grossenses foram baseadas na influência e relevância dos temas de destaque que os parlamentares tiveram no decorrer de 2020. A inclusão no Elite Parlamentar não reflete nos "melhores do Congresso”, e sim “os mais influentes”.
De acordo com o jornalista e analsta político Marcos Queiroz da Arko Advice, que esteve nesta quarta-feira (30) participando do Giro Estadual de Notícias, o prêmio reconhece aqueles que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos da agenda legislativa ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira. No País foram 103 parlamentares.
“Este ano foi difícil, excepcional do ponto de vista parlamentar, legislativo. Mesmo assim a população manteve o olhar vigilante aos trabalhos do Congresso Nacional. Pudemos analisar quem se destacou neste período de pandemia. As dificuldades em negociações políticas foram mais complexas mas tivemos também a chance de observamos o desempenho destas lideranças neste ano”, salientou.
Queiroz explicou que o Elite Parlamentar tem metodologia definida e consiste em identificar os políticos mais influentes durante o ano. “São premiados aqueles de maior importância, influência dentro da agenda legislativa”, esclareceu.
A metodologia, segundo ele classifica dois tipos de lideranças: as formais que são parlamentares ocupantes de cargos de relevância e liderança, como Presidência da Casa, Presidência de Comissão ou relatoria de projeto de destaque e lideranças informais que são parlamentares especialistas em temas relevantes, formadores de opinião ou com boa capacidade de negociação.
A solenidade de premiação será em fevereiro, e a organização estuda se será presencial ou virtual.
A entrevista completa você confere no player.