BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
DECISÃO

Prefeito de Coxim e vice-prefeito são absolvidos em caso de denúncia de abuso de poder econômico

15 abril 2020 - 10h44 Por Rosana Siqueira

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o vice-prefeito, Edvaldo José Bezerra ( PSB), que tiveram o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, por denúncia de abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social, conseguiram vitória na Justiça contra as acusações. Uma decisão favorável do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) reformou a sentença que cassava a chapa do prefeito de Coxim (MS), Aluízio São José e seu vice, Edvaldo Bezerra. A sessão realizada por videoconferência, na manhã de terça feira (14), deu vitória por 7 votos a 0, trouxe justiça para o chefe do executivo municipal e garantiu a sua permanência no cargo, além de reconhecer seus direitos políticos. O prefeito falou nesta quarta-feira (15) por telefone ao programa  Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação.

Aluizio São José (PSB) foi acusado de abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social para promover sua reeleição, em disputa contra Professor Bira (PDT) e Rubens Dantas (DEM).

Entre as alegações que levaram a condenação, estava que a prefeitura pagou, no ano eleitoral, valor quase quatro vezes além do contratado para a pessoa responsável por um dos principais sites de notícias da região de Coxim, somando a quantia de R$ 304 mil.

 Ele lembrou que com o término do julgamento a Justiça Eleitoral, o TRE, entendeu que não houve nem abuso econômico nem abuso político por parte da chapa. "Hoje estou feliz e tranquilo. Eu acreditava que a decisão seria revertida. Não fizemos nada de errado e agora teremos a paz e tranquilidade para concluir nosso mandato. Ainda mais nesta época que já vivemos prejuízos morais e psicológicos, por conta do coronavírus", salientou.

O prefeito destacou que está há 12 anos na vida pública e este foi um momento difícil. "Comecei como vereador hoje e hoje sou prefeito. Nunca foi fácil, mas passar pelo que passamos aqui, foi complicado. Isso é algo que precisa ser divulgado que a verdade foi reestabelecida. Tivemos prejuízos morais", acrescentou.

Coronavírus - Aluízio São Joisé ainda falou sobre as medidas tomadas contra o coronavírus no município que tem um caso confirmado, mas não foi de transmissão local. "Trata-se de um morador de Coxim que estava há mais de um mês em Sonora e foi contaminado. No entanto, o indicativo vem para Coxim já que é onde reside o paciente", destacou.

Mesmo assim ele entende que o momento é de cuidados já que são 12 casos confirmados da Covid-19 apenas na região Norte. "É preocupante para o início da pandemia. Um número elevado de pessoas. Em Coxim temos buscado a conscientização da população da necessidade isolamento. Não temos outro caminho que não seja prevenção", finalizou.

A entrevista completa você confere no player.