segov dengue
ADVOGADO

Pré-candidato a deputado estadual, Figueiró afirma: “Você precisa ser técnico e querer fazer”

12 maio 2022 - 11h00 Por Gabriel Neri

Otávio Figueiró é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Com 41 anos, ele disputou as duas últimas eleições - em 2018 para deputado estadual e em 2020 para vereador em Campo Grande. O mais novo na Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem um histórico de ações favoráveis à população, em especial, de Campo Grande.

Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta quinta-feira (12), Figueiró destacou que mesmo sem um cargo eletivo, tem diversas ações com base em demandas populares. Ainda na OAB, o advogado destacou os procedimentos envolvendo a taxa do lixo em Campo Grande e o transporte público. Além disso, quem o PTB deve apoiar para o Governo Estadual.

O pré-candidato ainda cita que um dos motivos para “ajudar o povo” veio de um conselho de sua avó quando esses casos repercutiram e veio o convite para integrar a OAB. “Meu filho, você sabia que o advogado tem obrigação de cuidar do povo, que isso tá no código de ética. Ninguém faz isso, vocês só cuidam dos advogados. Se for para a comissão, cuida do povo”, conta Figueiró.

Sobre o caso da taxa do lixo em Campo Grande, Figueiró conta que ajudou a reduzir em mais de R$ 80 milhões os custos dos repasses para o consórcio que recolhe os resíduos, a Solurb. Sobre o transporte público, ele opina: “não acho justo que uma empregada doméstica pague pela passagem dos alunos”. 

Otávio disse que antes de sair da Prefeitura deixou um plano que previa a redução da tarifa de ônibus em Campo Grande para R$ 3,60 e o aumento da frota do Consórcio Guaicurus em mais de 100 veículos. Isso porque as gratuidades dadas aos estudantes via Passe do Estudante seriam custeadas pela Rede Municipal de Ensino (caso dos alunos de Campo Grande) e pela Rede Estadual de Ensino. 

Em uma autoavaliação do seu trabalho, Figueiró propôs a comparação dos projetos e propostas dos atuais deputados estaduais de Mato Grosso do Sul com suas ações dos últimos anos. “Eu provei que é possível fazer. Pega o que eu fiz nos últimos quatro anos e pega um deputado. Eu duvido achar um que fez mais que eu”.

No contexto político, hoje ele é vice-presidente do PTB em MS e indicou que o partido deve apoiar o pré-candidato a governador Marquinhos Trad (PSD). Além disso, citou que os tributos devem ter o objetivo de auxiliar o povo. “O imposto não foi feito para enriquecer o Estado, foi feito para servir a sociedade. Não é bonito falar que é o Estado que mais arrecadou, é bonito falar que foi o Estado que menos fez o povo sofrer”. 

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS