BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
OAB/MS

Pré-candidata a presidência da OAB/MS alega que eleição deste ano será histórica

28 setembro 2021 - 14h00 Por Nathália Alcântara

O Giro Estadual de Notícias recebeu nesta terça-feira (28), a advogada e doutora em direito e pós doutora em meio ambiente, Giselle Marques. profissional já fez parte de diversas comissões da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), e coordena o movimento intiulado "Pela OAB  que queremos". Atualmente, é pré-candidata a presidência da OAB-MS.

A  OAB-MS, até a segunda quinzena de novembro está com a eleição para presidência em vigor. Em entrevista, Giselle comenta sobre sua caminhada na pré-candidatura. "Nós estamos muito felizes e esperançosos na vitória. Uma ótima aceitação nos escritórios de advocacia, acerca das nossas propostas. Ontem nós estivemos em escritórios no edifício 26 de Agosto, e assim, a avaliação que os advogados fazem é a mesma que nós fazemos. Ou seja, que a OAB está muito distante hoje da realidade de quem está matando um leão por dia para sobreviver da advocacia".

A advogada ainda enfatiza que sua preocupação está na inclusão de mercado da jovem advocacia, e aponta projetos que criará se ganhar a eleição. "A nossa principal preocupação é a inclusão no mercado de trabalho da jovem advocacia. Nós criaremos o programa 'Meu primeiro escritório', dentro desse programa nós vamos conceder isenção para os recém inscrios durante os cinco primeiros anos. A OAB, a nossa anuiade aqui na OAB de Mato Grosso do Sul é uma das mais caras do País, e a que menos serviços oferece. Ontem tivemos entrega de carteira na OAB, uma deselegância enorme porque junto com o envelope com a documentação, já vem um bilhetinho grampeado falando sobre o boleto da anuidade, e muitos advogados dizem que nem chegou a carteira  e já tinha chegado o boleto. Então nós vamos eliminar isso, nos cincos primeiro anos o adogado não vai pagar a anuidade. E, vamos também buscar linhas de crédito para que esse advogado possa abrir o seu primeiro escritório".

 A advogada Giselle Marques em entrevista ao Giro Estadual de Notícias

Para Giselle, a eleição deste ano será histórica. "É a primeira vez que nós temos paridade de genêro e a cota racial. Então, 50% da chapa tem que ser formada por mulheres e 30% por pessoas afrodescendentes. Eu tenho um advogado amigo que é negro, e ele falava pra mim 'Giselle estou valendo ouro, porque as chapas, as três que estão se formando estão buscando os advogados e advogadas negras', e aí nós percebemos que são pouquissímos, e isso mostra uma distinção no acesso a profissão  da advocacia. Sem dúvida uma oportunidade, um momento que a OAB pode fazer uma reparação histórica, em relação a ambas as questões".

Ela ainda acrescenta que é engajada na questão de genêro, e que pretende como presidente da OAB ter a visão em favor da advocacia feminina. "Não basta você ser uma candidata mulher, olhe a trajetória, veja se essa candidata está atenta aos movimentos em defesa da mulher advogada que é o meu caso. Hoje, eu coordeno um movimento que se chama juristas pela democracia, e que é um movimento que atua fortemente em favor das mulheres advogadas" explica. 

Dentre os projetos para o interior de Mato Grosso do Sul, Giselle cita a melhoria nas repartições dos recursos financeiros para as subssesões, realizar reuniões do conselho estadual virtuais, e reuniões da seccional nas cidades polo. "Queremos levar a OAB de fato ao interior para que o interior possa ser ouvido. Em relação ao exercício da advocacia, nós queremos um dialógo com a defensoria pública porque os advogados do interior falam que está faltando um filtro eficiente para que a defensoria atenda o juridicamente necessitado. Então vamos dar um suporte forte para a advocacia do interior", destaca.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.