segov dengue
NOVA PLACA

Placa Mercosul passa a valer em MS

5 fevereiro 2020 - 11h21 Por Carlos Ferreira

Começou a valer desde sexta-feira passada (31), o prazo para o uso obrigatório da placa do Mercosul em todos os estados do País. A nova placa será obrigatória apenas no primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, em situações de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira. 

De acordo com o presidente-diretor do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, em entrevista ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta quarta-feira (5), em outras situações, a troca da placa cinza pela placa padrão Mercosul não é obrigatória. Com isso, os carros com a atual placa cinza podem continuar assim até o fim da vida útil do veículo.

"A questão é que não vai mais haver a estampagem da placa cinza. A partir de agora serão as placas no sistema novo, pois não existe mais o lacre e a tarjeta", explica.

Uma das reclamações da população é em relação ao alto valor cobrado pela aquisição da placa nova. Nesta semana a assessoria do Detran-MS já divulgou que apesar de emitir a guia para que o proprietário de veículos pague taxas de renovação de documentos, não se responsabiliza sobre valores cobrados por empresas de emplacamento para a nova placa.

Rocha em entrevista ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta quarta-feira (05)

"A placa é uma resolução nacional e a própria resolução veda a intermediação na comercialização por parte do Detran. Mas o Detran vem acompanhando de perto com Marcelo Salomão, do Procon Estadual, algo que possa contribuir para a queda do valor dessas placas. Eu acredito que o preço vai abaixar mais", ressalta o presidente-diretor.

Também é de responsabilidade das empresas credenciadas, dispor aos consumidores, informações "adequadas, claras e precisas sobre todas as etapas e procedimentos relativos à produção, estampagem e acabamento" das placas, além do preço final.

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de 100 anos.

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico, do tipo Quick Response Code (QR Code), contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e a instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de sua autenticidade.

Reforma no Detran

Buracos na pista de exame prático do Detran vem deixando candidatos insatisfeitos, muitas vezes impedindo que consigam realizar corretamente as manobras necessárias para conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

"Vai passar por uma reforma e está em processo licitatório. No meu entendimento o espaço é destinado aos Centros de Formações e eles teriam que ter uma responsabilidade naquele espaço de provas também. Estamos acertando para que eles ajudem na conservação das pistas depois da reforma", esclarece.