Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de janeiro de 2026 - 21h46
sesi
ECONOMIA

"Pessoas gastam na balada e dizem não ter dinheiro para poupar", avalia economista

24 abril 2019 - 06h45 Por Da Redação

A Reforma da Previdência já foi aprovada, mas o assunto ainda vem gerando muitas dúvidas na população. O assunto da previdência é discutido por muitos, mas segundo a economista e proprietária da empresa “Goesinvest”, Tatiana Góes, em entrevista ao programa “Giro Estadual de Notícias” desta terça-feira (23), o brasileiro não tem o costume em pensar em uma reserva financeira do futuro e isso pode gerar transtornos no futuro. “Nós temos um histórico de que o Governo irá prover essa aposentadoria. Hoje as pessoas estão cada vez mais preocupadas em fazer uma diversificação ou uma complementação na área da previdência, pois há uma incerteza na hora de se aposentar: será que vou conseguir manter o mesmo padrão de vida com a renda só da aposentadoria?”, salienta a economista.

Tatiana ressalta que nos países mais desenvolvidos a situação é diferente, e as pessoas se mobilizam para garantir uma aposentadoria. “Nos países desenvolvidos, o trabalhador sabe que o governo não proverá a sua aposentadoria. O europeu, por exemplo, tem o hábito de poupar. Precisamos ter o hábito de poupar e historicamente temos a mania de gastar, e isso reflete muito na estabilidade economia do nosso País. A pessoa tem a mania de ganhar e achar que tem que gastar rápido, pois talvez o poder de compra do meu dinheiro na semana que vem não vale mais nada”, informa.

E informa que qualquer um pode iniciar a sua reserva financeira. “Qualquer um de nós pode fazer a previdência privada. Eu costumo dizer que as pessoas gastam muito no fim de semana, mas que não tem dinheiro para iniciar uma poupança. Falta uma disciplina e organização, e qualquer um tem R$ 50 reais por mês para iniciar uma reserva financeira ou previdência privada e isso pode ser feito desde o primeiro dia de vida”, disse.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.