segov dengue
CULTURA

Pesquisador lança documentário sobre produção de erva-mate em Mato Grosso do Sul

2 dezembro 2021 - 10h30 Por Thais Matos

Além de ser tradição em Mato Grosso do Sul, o Tereré também é patrimônio cultural do Estado. A produção da erva-mate, matéria prima para a bebida, é tema de documentário produzido no interior. Para falar sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta quinta-feira (2) o pesquisador na superintendência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Yuri Zacra.

Yuri destaca que, enquanto pesquisador do IPHAN, precisou escolher um produto para compor sua pesquisa. “Fiquei espantado como não havia nada voltado ao tereré, por se tratar de algo cotidiano. A princípio, a ideia não era de fato produzir um documentário. O primeiro movimento foi realizar um mapeamento desses produtores artesanais da erva-mate”, relata o pesquisador. 

Apesar do desenvolvimento industrial da Erva-Mate no mercado, Yuri afirma que a produção artesanal do produto ainda é muito presente. “O produtor mais simples se comunica muito com o produtor industrial, percebemos características hiper tradicionais, como a utilização do barbaquá, uma estrutura de madeira utilizada para secar a erva”. 

Ainda sobre o mercado, de acordo com o pesquisador, a rentabilidade do erval não é imediata. “Do ponto de vista da produção agrícola ela é uma planta que precisa de certos cuidados, para que o erval cresça de modo adequado, é necessário realizar podas regulares”, detalha. 

Segundo Yuri, o sistema de produtores locais busca por funcionários nativos indígenas, pelo fato de dominarem a utilização de ferramentas e até vocabulários específicos. Para produzir o documentário, o pesquisador visitou propriedades rurais em vários municípios do interior do Estado.


Yuri Zacra em entrevista ao Giro Estadual de Notícias

Uma das adversidades enfrentadas pelo pesquisador para a produção do material, foi a dificuldade de acesso em algumas regiões rurais. “O que falta é um mapeamento para chegar até essas pessoas, se eu precisar voltar onde visitei, eu não consigo achar, por exemplo. Encontrar essas pessoas foi difícil”, relata. 

Atualmente, a maioria dos produtores industriais importam a erva-mate do Sul. O pesquisador salienta que, por se tratar de um patrimônio cultural, o incentivo ao conhecimento dessa produção artesanal seria benéfico para o desenvolvimento do Estado. “Os empresários têm nichos de comercialização, apesar de trabalhar com o erval local, da própria folha, não há como garantir a autonomia de produção do produto comercializado”. 

O documentário “O sol lá brilha, também brilha aqui: A produção de Erva-Mate em Mato Grosso do Sul” “Essa frase veio de um entrevistado que mora em um distrito de Ponta-Porã, o avô dele nascido no Paraguai, tinha uma relação ambígua com os dois países, e ele usava essa frase de consolo. Com esse nome eu quis trazer essa imagem fronteiriça”, finaliza. 

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra