Quando vai ao supermercado, você sabe quais produtos são genuinamente sul-mato-grossenses? Para incentivar o consumo destas mercadorias feitas pela indústria de MS, bem como nos estabelecimentos de comércio e serviços locais, o Governo do Estado está unido com a Fiems e a Fecomércio numa campanha que visa conclamar a população a comprar os itens. A ideia é manter os empregos e a geração de renda neste tempo de pandemia. Para falar sobre a campanha e as ações do Governo no campo econômico o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou nesta quarta-feira (20) do programa Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação.
O secretário explicou que no Estado, a Fiems e a Fecomércio lançaram campanha de incentivo às compras no comércio local, que é apoiada pelo Governo do Estado. "Isso é importante, dentro dessa questão da pandemia, para preservação de empregos e para a própria arrecadação. Uma das propostas para estimular a compra de produtos da indústria local é identificar, nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais, quais são esses produtos sul-mato-grossenses para que a população prestigie a produção local", destacou Verruck. .
Além de girar a economia a medida de comprar no seu bairro, evita aglomerações e filas que podem piorar a situação de combate ao coronavírus. "Com estas campanhas, ajudamos a valorizar anda os supermercados e farmácias de bairros que são essenciais e hoje estão distribuídos em toda a Capital", salientou.
O secretário alega queo Governo do Estado fará uma campanha própria e pensa em criar um aplicativo mostrando quais são os produtos made in MS. "Nosso foco é que a população conheça os produtos e compre do comércio local. Teremos uma campanha do Governo de MS e ainda o aplicativo para que as pessoas possam conhecer os produtos e saber quais são produzidos aqui", adiantou.
ETANOL Assim como os demais setores, o secretário afirmou que ontem as usinas de etanol iniciaram uma campanha de valorização a nível nacional. No mesmo sentido, a Biosul, que representa as indústrias do setor sucroenergético sul-mato-grossense, aderiu à campanha em nível nacional para estimular o consumo de etanol. "Para Mato Grosso do Sul, o consumo desse biocombustível é estratégico, tanto na questão do desenvolvimento sustentável quanto para a economia. Esse é um setor industrial no Estado que impacta diretamente em 39 municípios, concentrados nas regiões sul e sudeste. Consumir o etanol produzido aqui significa auxiliar na manutenção de 32 mil empregos diretos e 96 mil indiretos", acrescenta o titular da Semagro.
"O governo do Estado vem trabalhando na mesma linha e uma das estratégias para recuperação da economia durante e pós covid é o estímulo aos produtos feitos pela indústria local. Para isso entendemos que é preciso que o consumidor saiba que aquilo que ele está comprando no comércio, no supermercado, é produzido aqui no Estado e que ao adquiri-lo, ele está ajudando a preservar o emprego de milhares de pessoas. Da mesma forma, nos postos de combustível, com o consumo de etanol", finaliza Jaime Verruck.
Durante a entrevista Verruck ainda salientou o importante trabalho de protocolos de biossegurança adotados pelas indústras exportadores de carnes e as meddas rigorosas de prevençã a covid no Estado.
A entrevista completa você confere no aúdio.