A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 realizado neste último domingo (13), trouxe por tema da redação os "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A redação possui por padrão propor temas relacionados aos fatos atuais, no entanto, costuma ser a parte que gera mais expectativa entre a maioria dos estudantes que sonham em engraçar na faculdade utilizando a nota do Enem.
Na percepção da professora de redação da Escola Harmonia, Graciela Graneto, em entrevista ao Giro Estadual de Notícias de hoje (14), o tema não surpreendeu os estudantes, considerando que não foi apenas atual, mas também amplo, diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos. Essa amplitude oferece maior liberdade para o estudante, diminuindo a possibilidade de zerar a redação.
A professora explica, que mesmo quando não é explicitada a palavra “desafios”, o tema da redação sempre está relacionado a alguma problemática, o que significa que os “desafios” sempre estão presentes na discussão sinalizada pelo tema. Quanto a ideia de “desafios para a ‘valorização’ de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a professora chama atenção para percepção de que o conceito diz sobre algo que “não” está sendo valorizado, sendo um “problema”, possibilitando discussão voltada a vários eixos.
Sobre a pontuação, a professora esclarece que além da fuga do tema, as faltas das características da dissertação, como impessoalidade e ausência de interlocução, também podem resultar em uma redação eliminada.
Na percepção da professora de redação da Escola Harmonia, Graciela Graneto, em entrevista ao Giro Estadual de Notícias de hoje (14), o tema não surpreendeu os estudantes
Além das questões eliminatórias, a pontuação é definida por cinco competência. “A competência um fará uma correção da língua portuguesa, considerando a formalidade; as competências dois e três avaliam a estrutura do texto, a consistência da argumentação; a competência quatro avalia as articulações de como um parágrafo se relaciona ao outro, como uma frase se relaciona a outra; e competência 5 avalia se houve uma proposta de intervenção para o desafio, resolvendo ou minimizando o problema”.
A professora ainda esclarece que não é aconselhável que o aluno gaste tempo e energia tentando adivinhar o tema no período de estudo preparatório para a avaliação. “Eu oriento que o aluno busque palavras chaves, eixos temáticos dos grandes assuntos. Por exemplo, no tema de ontem, poderíamos fazer uma discussão da questão cultural, a questão das terras (marco temporal das terras indígenas), a questão da sustentabilidade, a agenda 2030 voltada a valorização das comunidades. E diante do eixo, o estudante deve atentar-se ao foco, no caso de ontem, o foco estavam em povos, comunidades tradicionais”.
Outra sugestão da professora, é relacionar com datas importantes que tenham reflexo com o tema. Com isso, também orienta utilizar de todo o repertório de informações que possui, referenciando a livros literários, fatos do dia a dia e o repertório geral.
Como dica principal, a profissional ressalta a necessidade de organização textual, apresentando na introdução o tema e o posicionamento, em seguida fazer as relações articulando bem os argumentos no desenvolvimento, e por fim uma conclusão que traz uma análise real do conhecimento apresentado no texto.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS