O programa Giro Estadual de Notícias desta sexta-feira (03) recebeu o presidente licenciado do Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal-MS) e hoje pré-candidato a deputado federal pelo Partido Republicanos, Francisco Carlos de Assis, conhecido também como Chiquinho Assis.
“Nos afastamos da presidência do Sindifiscal, mas ainda temos a oportunidade de um novo projeto. Esse também voltado para apresentação dos estudos que vínhamos realizando, principalmente na área do sistema tributário, oportunizando a discussão técnica e o fomento de soluções que sem dúvida vão auxiliar no dia a dia da nossa gente”, afirma Chiquinho.
O papel da educação como alavanca econômica - De acordo com dados do Sindifiscal-MS, em 2021 o Mato Grosso do Sul chegou ao valor de R$2 bilhões ligados ao superávit econômico do período. Considerando esse fator, o ex-presidente do sindicato ressaltou a importância de se preparar a população para um cenário visível de desenvolvimento econômico do Estado.
“Nós precisamos qualificar nossa gente e olhar para o viés da educação profissionalizante no nosso Estado [...] hoje nós vivemos uma situação no nosso Estado, onde sobram vagas, porque quem está no mercado de trabalho não é qualificado para ocupar essas vagas”, explica.
Com a chegada da Rota Bioceânica, investir em educação não só aumentará o capital cultural local, mas também irá fazer a roda da economia girar. Para o pré-candidato esse é o momento em que “Precisamos preparar principalmente nossos municípios e qualificar a população para agregar valor às nossas matérias-primas e assim desenvolver o nosso Estado”.
Chiquinho Assis em entrevista ao Grupo Feitosa de Comunicação
Uma proposta otimista - Pode-se dizer que a possibilidade de trazer mudanças para o setor econômico estadual foi o fator principal que o fez dispor de seu nome para as eleições deste ano. Sua proposta é que ao entrar no legislativo federal abra-se também a oportunidade para o debate e para a construção de políticas que de fato colaborem com o cotidiano real da sociedade.
Para Carlos o papel de um deputado vai além de agir somente em Brasília, mas também atuar como o grande embaixador das preocupações e necessidades do Estado que ele representa, pois é através dele que o Estado tem a capacidade e a oportunidade de trazer para a população novos recursos e projetos.
“Aliado a uma escolha técnica nós entendemos que o governante tem uma importância enorme no caminhar do nosso Estado e nas oportunidades dadas a nossa gente [...] é dentro desse otimismo que nos colocamos para apreciação e para a busca de representatividade da nossa gente, em cima de projetos, propostas e de conteúdo”, finaliza.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS