Durante a pandemia da Covid-19, os trabalhos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) ficaram mais evidentes que o normal em Mato Grosso do Sul. Para falar sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta sexta-feira (30) a titular da pasta, Elisa Cleia Nobre.
Com o desemprego, houve um aumento na fila das pessoas que precisam de assistência social. “Vemos que dentro dos CRAS houve um aumento, a busca por auxílios também, mas agradeço muito por termos um bom governador que tem um olhar especial para a política assistencial”, destaca.
O programa Mais Social foi um dos que mais destaque e projeção a nível nacional. “Esse foi um programa que chegou em um momento onde estávamos sendo muito procurados para dar explicação pelos órgãos de controle. Nós já tínhamos um controle que era o Vale Renda, mas o transformamos no Mais Social. Esse programa tem critérios bem demonstrados na sua Lei e que hoje, podemos mostrar para a população onde o nosso dinheiro está sendo utilizado”, destaca.
O Mais Social já atende 80 mil famílias em Mato Grosso do Sul em pouco mais de um ano e quatro meses de existência. Com o programa, cada beneficiário recebe um cartão de débito, onde o Governo do Estado deposita todos os meses R$ 300 para serem utilizados em supermercados e demais comércios que vendem alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha. O Mais Social proíbe a compra de outros produtos.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS