BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
DICAS

Orientações nutricionais para passar bem o Carnaval

20 fevereiro 2020 - 10h48 Por Carlos Ferreira

Um dos feriados mais aguardados do ano está chegando: o Carnaval! Mas apesar de ser um momento de muita folia algumas pessoas descuidam da alimentação e passam por "sufoco" após o período festivo.  Mas diferente do que se pensa, não é necessário fazer uma dieta para perder o peso antes da festa, mas sim uma dieta específica para manter o pique para aguentar a programação intensa do Carnaval que começa amanhã (21).

Segundo o nutricionista Emerson Duarte, em entrevista ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta quinta-feira (20), o Carnaval tem um alto índice de doenças gastrointestinais. "Aonde quer que a pessoa esteja, ela não toma os cuidados específicos para se alimentar. Muita comida de rua, muita maionese, molhos, comida crua e por isso existe o alto índice de infecção nesta época do ano", ressalta.

Consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio pode fazer mal e intensificar qualquer tipo de mal estar no dia seguinte. Por isso, se alimentar adequadamente antes de consumir álcool é muito importante para conseguir ficar bem e diminuir os sintomas da famosa ressaca. "Manter a alimentação adequada durante o dia, não ficar em jejum são as principais dicas para não ter nenhum efeito colateral em seguida. As vezes as pessoas ficam muito tempo atrás do bloco e esquecem de intercalar a bebida alcoólica com a água que ajuda a hidratar, por exemplo", explica.

O profissional orienta que comer verduras, vegetais e proteínas são os indicados antes de sair para a folia. "Bons vegetais que tenha uma quantidade certa de fibra, proteínas como ovos ou aves e até mesmo vegetais verdes escuros que tem a propriedade de proteger o fígado", esclarece.