A execução do Cidade Empreendedora começa hoje (9) nos 11 municípios que firmaram contrato. A iniciativa visa transformar a realidade local, apoiando a retomada econômica das cidades participantes a partir do desenvolvimento de diferenciais competitivos como a área de comércio e serviços, agricultura familiar, turismo e inovação.
Em entrevista ao Programa Giro Estadual de Notícias desta terça-feira (9), o Diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, explicou mais sobre o projeto que pretende levar renda e desenvolvimento para os municípios do estado.
“Nosso maior objetivo é ajudar os municípios a inserir os pequenos negócios no seu desenvolvimento. Muitas ruas de comércio têm mais emprego do que qualquer empresa grande, foi pensando em dar esse apoio aos pequenos empresários, que o Sebrae fez uma parceria com as prefeituras e nós vamos visitar um por um desses empreendimentos para que ele possa fazer um plano de ação do seu negócio”, contou.
Para o diretor, é necessário que se crie um ambiente favorável, para que o pequeno empresário possa seguir adiante.
“Um dos pontos, é criar um ambiente politicamente favorável. As leis são muito importantes e os vereadores precisam criar esse ambiente legal para que sejam feitas ações que podem ajudar esse pequeno empresário a gerar renda no seu município”, disse.
“A ideia é levar para todos eles uma consultoria para dentro do seu negócio. O papel do Sebrae é preparar e melhorar o negócio para que o pequeno empresário possa concorrer com igualdade com outras empresas”, completou.
Segundo Mendonça, o programa vai ser realizado em um período de 15 a 18 meses dependendo das respostas de cada município. Além disso, será investido um total de R$20 milhões em todo o projeto, que vai levar consultorias práticas para dentro de todos os estabelecimentos.
“Se cada uma das lojas da principal rua do comércio gerar mais um emprego, teremos crescimento, essa é a nossa lógica de trabalho, fazer o crescimento desses municípios com a inclusão das pequenas empresas nesse processo”, afirmou.
“Cada pequeno empresário deve pensar no seu diferencial e o fortalecimento da economia local é fundamental para o prefeito, pois se ele fortalece os pequenos negócios locais, aumenta a arrecadação do município, ele cresce e gera mais empregos”, avaliou.
O diretor lembrou ainda, que a iniciativa do Sebrae não é uma coisa nova. “Tudo que estamos falando, já foi feito. O Sebrae já trabalhou com mais de 2 mil municípios ao longo dos anos, buscando desenvolvimento. Temos expertise e ferramentas para trabalhar, mas que só funcionarão se a sociedade local quiser participar junto”, explicou.
“Estamos trabalhando com uma ampla divulgação em cada município, o primeiro passo para o empreendedor é procurar o Sindicato Rural e a Associação Comercial do seu município e dali vamos partir junto com o prefeito e com todos”, ressaltou.
Mendonça ressaltou ainda, que todos os pequenos empresários devem manter as medidas de biossegurança, por conta da pandemia da Covid-19.
“Vamos cuidar, manter o distanciamento, vamos fazer com que o seu cliente esteja seguro no seu negócio, isso vai nos ajudar a não ter medidas mais drásticas tomadas pelo poder público, precisamos ter consciência do momento que estamos vivendo”, finalizou.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra. Você também pode ouvir a entrevista via Spotify.