O mês de outubro é conhecido mundialmente por ter campanhas voltadas para prevenção e diagnóstico do câncer de mama e recentemente, do câncer no colo do útero. Para falar sobre este assunto, o Giro Estadual de Notícias, entrevistou nesta sexta-feira (15) o médico oncologista Fabricio Colacino.
No Brasil estimam-se que serão 66.280 novos casos de câncer de mama e 16.710 novos casos de câncer de colo de útero, para cada ano do triênio 2020-2022. No Mato Grosso do Sul, o índice do Instituto Nacional do Câncer aponta mais de mil novos casos das doenças.
O médico explica que na campanha deste ano, a expectativa de busca por exames preventivos é maior, devido aos meses ociosos durante a pandemia. “Nossa maior preocupação agora é com uma bolha oncológica, de pacientes com tumores avançados, por conta da ausência da prevenção durante a quarentena”, reforça. Os autoexames são práticas recomendáveis, mas não substituem a mamografia. O procedimento é o único que consegue detectar um tumor precoce, com menos de um centímetro de tamanho.
Não é necessário ter suspeitas ou sintomas de câncer nas mamas ou no útero, para realizar um exame preventivo. Após os 40 anos de idade é recomendável que ele seja feito anualmente, pois o aparecimento é mais comum em mulheres com 40 a 70 anos. O médico faz um alerta para alguns sinais físicos da doença. "Nódulo nas mamas, caroço na axila, alteração na pele, diferença de volume entre as mamas, genética, rachaduras e secreção no mamilo são alguns sintomas que devem ser analisados", ressalta.
Realizar os exames de mamografia e papanicolau com frequência, auxilia no diagnóstico precoce e proporciona um tratamento tranquilo. As chances de cura para pessoas com câncer na fase inicial é de 95% e para um avançado é de 20%.
Não conseguir amamentar, ter menstruado muito cedo e entrar na menopausa após os 45 anos, são condições que podem favorecer o aparecimento de câncer de mama. Consumo de álcool, alimentação rica em gordura, sedentarismo e tabagismo são hábitos que contribuem para o aparecimento dessa e outras patologias, como doenças cardiovasculares.
Mesmo que seja uma campanha voltada para o público feminino, vale ressaltar que esta doença pode ser diagnosticada também em homens, por isso, Fabrício destaca que ao notar qualquer diferença nas mamas, a pessoa deve buscar imediatamente um especialista para fazer uma avaliação.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.