A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) e a Escola Superior da Advocacia (ESAMS), realiza nesta terça-feira (11) um evento inédito em comemoração ao Dia da Mulher. A iniciativa, que conta com o apoio do Hospital de Amor, tem como objetivo proporcionar conhecimento, bem-estar e momentos de integração para advogadas sul-mato-grossenses.
As advogadas Letícia Arrais Miranda e Heloysa Furtado - (Foto: Lorena Sone)
Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta segunda-feira (10), a vice-presidente da CAAMS, Heloysa Furtado, e a secretária-geral adjunta da OAB/MS, Letícia Arrais Miranda, detalharam a programação e a importância do evento.
Letícia destacou que o evento foi cuidadosamente planejado para atender às diversas necessidades das advogadas. "Reunimos todas as diretoras da OAB, algumas conselheiras e presidentes de comissão para ouvir diferentes perspectivas e construir um modelo inovador. Será um evento único e inédito na OAB Mato Grosso do Sul, pensado para oferecer uma experiência diversificada", afirmou.
Evento organizado pela OAB/MS comemora o Dia Internacional da Mulher com programação especial para advogadas - (Foto: Lorena Sone)
Para garantir a participação das advogadas em meio às suas rotinas atribuladas, a programação se estenderá ao longo do dia. "Queremos que as mulheres possam conciliar seus compromissos e participar em qualquer momento. Assim, elas podem deixar os filhos na escola, terminar uma audiência e passar na OAB para aproveitar as atividades preparadas especialmente para elas", explicou.
Saúde, empreendedorismo e segurança - A iniciativa também trará uma série de ações voltadas à saúde da mulher, com exames como ultrassonografia de mama e tireoide, além de serviços de beleza, como drenagem linfática e escova para os cabelos. "Além do aprimoramento profissional, a autoimagem tem um papel fundamental na nossa carreira", pontuou Heloysa.
A vice-presidente da CAAMS, Heloysa Furtado - (Foto: Lorena Sone)
Outro tema essencial abordado no evento é o empreendedorismo na advocacia, para fortalecer a independência financeira das mulheres. "Sem saúde, é difícil empreender, e sem liberdade econômica, a mulher se torna mais vulnerável a diversas formas de violência", ressaltou Letícia. Para reforçar a segurança pessoal, a policial militar Edilaine Mansueto, instrutora de tiro e especialista em autodefesa, trará orientações práticas para que as mulheres possam se proteger em situações de risco.
O evento também inclui um bazar beneficente, cuja renda será totalmente revertida ao Hospital de Amor. "Contamos com o empenho de nossas conselheiras e da gestão da OAB para reunir peças incríveis para as advogadas e o público feminino", afirmou Heloysa. Para facilitar as doações, foi instalado um sistema drive-thru na Seccional, garantindo praticidade aos participantes.
Outro diferencial da programação é a criação de um Espaço Kids, permitindo que as mulheres deixem seus filhos em um ambiente seguro, com brinquedoteca, monitores e recreação, enquanto aproveitam as atividades do evento e participam do happy hour. "Esse momento de descontração é essencial, pois as mulheres também precisam celebrar", frisou Letícia.
A secretária-geral adjunta da OAB/MS, Letícia Arrais Miranda - (Foto: Lorena Sone)
Paridade e reconhecimento na advocacia - A OAB/MS se destaca como referência na busca pela equidade de gênero. "Hoje conquistamos a paridade nos quadros da instituição, garantindo que qualquer chapa que dispute a liderança da OAB seja composta por 50% de mulheres", explicou Letícia. "Nosso trabalho agora é garantir que essa conquista tenha um impacto real, refletindo a valorização e a atuação feminina dentro da advocacia."
Por fim, Heloysa reforçou que ainda há desafios, mas a sociedade e as instituições estão cada vez mais alinhadas para facilitar a equidade. "As multitarefas fazem parte da vida da mulher, mas, com apoio e uma mentalidade mais inclusiva, esses desafios se tornam menos intensos e mais gerenciáveis."
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS