plaenge
PRÉ-CANDIDATO

"OAB é uma obra inacabada, a cada dia temos que colocar um novo tijolo", afirma Bito Pereira

23 setembro 2021 - 11h30 Por Nathalia Alcântara

A  Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) está com a eleição para presidente em vigência, com encerramento marcado para a segunda quinzena de novembro. Responsável por prestar um serviço público de esfera federal, a Ordem dos Advogados possui mandato trienal (3 anos) interno, para cada presidente eleito. E, para falar sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta quinta-feira (23) o pré-candidato a presidência Dr. Luís Cláudio Alves Pereira, mais conhecido como Bito Pereira.

Bito Pereira, atualmente é vice-presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA - Nacional), Conselheiro Federal da OAB, e ex-presidente do Instituto dos Advogados de Mato Grosso do Sul. Ele comenta sobre seu ínicio na OAB de Mato Grosso do Sul. "Há 21 anos, eu estava no início da minha profissão, começei na OAB tendo a honra de ser presidente da comissão da jovem advocacia da OAB de Mato Grosso do Sul", recorda.

Em entrevista, Bito destaca, sobre o novo procedimento de marketing jurídico que criou em seu mandato, em agosto de 2021, pensando nos que iniciaram suas carreiras no começo da pandemia. "O momento de pandemia causou problemas para toda advocacia, mas sobretudo para aqueles que estavam iniciando. Nós pensamos nisso, no exercício do mandato, e tivemos a felicidade de criar, e agora é uma realidade, o novo provimento de marketing jurídico. Possibilita que advogados e advogadas tenham uma interlocussão, uma presença digital  para que possam ter um mercado usando aquilo que talvez sejam as ferramentas mais democrtáticas e mais acessivéis a todo e qualquer cidadão, que é um celular, estar conectado ao Facebook, Instagram, YouTube e produzir conteúdo jurídico, e a partir disso encontrar uma possibilidade de trabalho", afirma.

Além disso, Bito acrescenta que não apenas o provimento, mas que a Escola da Advocacia da OAB de Mato Grosso do Sul promove inúmeras atividades voltadas na inserção do advogado jovem no mercado de trabalho. "Cursos de aperfeiçoamento, falando não só da advocacia, mas do empreendedorismo em geral. E, eu acho que esse é o papel principal da Escola, trazer a jovem advocacia para dentro da OAB para que ela possa ter como contraprestação o investimento que o advogado faz na sua anuidade, para que ele possa ter ali, aprimoramento técnico, condições de conhecer o mercado de trabalho e a partir disso poder prestar um serviço de qualidade".

 O pré-candidato a presidência da OAB/MS, Bito Pereira em entrevista ao Giro Estadual de Notícias

Com o apoio de seus superiores, o candidato salienta que se tiver a honra de ser eleito, irá continuar o legado de uma gestão acolhedora como a do atual presidente Mansour Elias Karmouche. E, para os desafios da próxima gestão, destaca o mundo pós-pandemia. "A OAB é uma obra incabada, todo dia tem um novo tijolo, uma construção nova. Eu acho que o desafio que nós teremos na próxima gestão se assim a advocacia escolher, serão desafios diferentes que o Presidente Mansour teve, teremos que voltar ao mundo pós-pandemia, porque felizmente caminhamos para o aumento da vacinação. E quero crer que em janeiro de 2022 possamos ter a volta do serviço judiciais presenciais. Esse será o desafio, essa reconexão".

A OAB, criou na última gestão em diversas regiões do estado, o escritório compartilhado, com intuito de estar em todo estado de Mato Grosso do Sul. O escritório possui os equipamentos necessários para atender os clientes em várias regiões, e se localizam dentro da sede, sem custo algum. "Onde estiver um advogado e uma advogada nesse estado nós temos que pensar em condições dignas de trabalho em atendimento, e a OAB tem feito isso, através do escritório compartilhado", explica o pré-candidato.

O pré-candidato a presidência Dr. Luís Cláudio Alves Pereira, ressalta que para compreender a realidade da advocacia, é preciso ouvir a todos, e estar em todas as subsessões do estado. "Eu também compreendo que, quem pretende ser presidente da OAB, tem que estar em todas as subsessões do estados, porque na vida na advocacia você não consegue representar a angústia que não conhece. Eu tenho dialogado, ouvido, debatido com a advocacia de todo Mato Grosso do Sul, porque esse é o papel de quem pretende ser presidente da OAB".

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.