Na manhã desta segunda-feira, 18 de janeiro, em entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias, o médico Ronaldo de Souza Costa falou sobre o Sistema Único de Saúde, suas complexidades e desafios em tempos de pandemia.
Costa, 58 anos e com 35 anos de medicina é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, ex-diretor do Hospital Regional de Campo Grande.
Durante a entrevista o profissional de medicina, estudioso do sistema público de saúde, afirmou que “O SUS não pode pagar lucro à empresas privadas”, quando abordado sobre provável privatização do sistema. “O SUS atende a 75% da população, inclusive aqui em Mato Grosso do Sul e precisa, sim, ser fortalecido.” Costa explicou também que as pessoas são usuárias do SUS mesmo sem saber, em outros serviços que presta – além do atendimento nas unidades de saúde -, como controle de qualidade dos alimentos e da água potável.
Ronaldo Costa ainda afirmou que o SUS tem condições, por conta de sua estrutura e experiência, de vacinar até 5 milhões de pessoas por dia. “Temos condições de fazer a vacinação dos brasileiros em 4 meses, sendo 2 meses para a primeira dose e mais dois meses para a segunda”, finalizou.
Confira a íntegra da entrevista no player.