No ano de 2021, 9.273 empresas foram constituídas em Mato Grosso do Sul. Isso significa que, a cada hora, ao longo dos 12 meses do ano, um novo estabelecimento empresarial foi aberto no Estado. De acordo com a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). Para falar mais sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta terça-feira (01) o presidente da Jucems, Augusto de Castro.
De acordo com o presidente, a conquista trata-se de um recorde para o exercício. “Foi um recorde histórico para o exercício Desde o ano de 2000, que nós temos esse registro na Junta Comercial. Eu creio que é um resultado importante principalmente no contexto dos impactos da economia nos Estados. Mas, Mato Grosso do Sul esteve firme”, acrescenta o presidente.
O resultado apresentado no ano de 2021, é 17% superior ao que foi registrado no ano de 2020, onde foram abertas 7.903 empresas novas.
De acordo com o presidente, esse crescimento deve-se à confiança no ambiente econômico. E a superação e recuperação da economia do Estado desde 2013, é um fator desencadeante para esta afirmação.
“Ninguém vai abrir uma empresa se estiver com dúvidas. A confiança do empreendedor é fundamental para que tome a decisão de abrir o seu negócio. Por isso, é tão importante o ambiente de negócios estabelecido pelas políticas econômicas do Governo Federal, Estadual e Municipal”, explica.
No ano passado, foram abertas 411 indústrias, contabilizando 4% das empresas. “As indústrias precisam de um tempo maior de maturação. Então, quando você abre 411 indústrias no exercício, abre empresas que dão base para indústrias. Uma prova disso é o município de Ribas do Rio Pardo. O município de Ribas não figurava entre as principais cidades do Estado na abertura de empresas, até 2020. Quando olhamos agora nos dados de 2021, ele é o nono município em abertura de empresas”, comenta.
O presidente explica que os resultados demonstram a consistência da economia do Mato Grosso do Sul, baseadas também no agronegócio. “Vimos o agronegócio segurando a economia brasileira. Isso é fruto da nossa base econômica e das políticas assertivas do Governo do Estado. Saltamos de uma média de 658 empresas na média mensal abertas em 2020, para mais de 770 abertas em 2021”, enfatiza.
Mesmo com a pandemia da covid-19, empresários não deixaram de abrir os seus negócios. Augusto explica que para todos os negócios, é importante a preparação, o plano de negócios, além de conhecer o mercado, principalmente por parte dos Sistemas S, para obter esses conhecimentos. “É importante você saber o porte, nível de investimentos para que você realmente tenha sucesso no seu negócio”, explica.
Além disso, a Jucems está 100% Digital, disponibilizando serviços nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. É um projeto nacional do Sistema Sebrae, sendo realizado no Estado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (SEMAGRO) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (SEBRAE/MS). O empreendedor pode protocolar seu processo de abertura de empresa, conseguir um CNPJ e esperar o processo ser analisado pelos servidores totalmente digital.
“O empreendedor não precisa ir fisicamente a nenhuma instalação da Junta Comercial. Hoje, atendemos todo o país de forma digital, ficamos mais tempo disponíveis para nossos clientes. Tudo isso trouxe ótimos resultados, principalmente agora nesses últimos anos”, finaliza o presidente.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.